Espero que você goste desse artigo. Se você quiser, conheça os psicólogos que fazem terapia online. Autor: Giovanna Silva Matos - Psicólogo CRP 06/166973
Os seres humanos precisam manter uma rotina consistente, por mais que seja difícil fazer a manutenção diária dos hábitos. A ideia de fazer a mesma coisa todos os dias, no entanto, costuma ser recebida com queixas e alegações sobre como essa repetição torna o cotidiano entediante, afirmam os psicólogos.
Por um lado, essa afirmação é verdadeira. Se você não souber equilibrar as obrigações e as diversões em sua vida diária, ela dificilmente será satisfatória.
Para ser agradável e promover a saúde mental, a vida diária precisa contar com um pouco de tudo: compromissos, trabalho, interação social, relaxamento e lazer. É claro que nem sempre é possível juntar todos esses fatores em somente 24 horas. Logo, você precisa espalhá-los ao longo da semana.
Por que é importante ter uma rotina?
Ter horários para cada atividade do dia é vantajoso por uma variedade de motivos. Até as pessoas mais aventureiras, que desgostam da ideia de repetir as mesmas ações dia após dia, encontrarão benefícios em ter uma rotina diária.
Embora alguns elementos sejam familiares ao cotidiano da maioria dos indivíduos, como o trabalho ou o estudo, não é necessário seguir os mesmos hábitos adotados por outras pessoas. Ou, pelo menos, você não precisa segui-los de forma idêntica.
Você pode fazer quantas variações forem necessárias na maneira de conduzir uma atividade ou no horário escolhido para fazê-lo até encontrar a fórmula mais adequada para a sua personalidade.
O fator principal é a consistência. Os seus dias devem ser mais ou menos semelhantes para que tanto o corpo quanto o cérebro possam se ajustar aos momentos de maior produtividade e aos de descanso.
Para compreender os benefícios exatos, os pontos mais importantes de manter uma rotina foram separados abaixo.
1. Regula o relógio biológico
Para o nosso corpo funcionar bem, ele precisa de horários para dormir, comer, trabalhar e relaxar. Certos hormônios são liberados em determinadas horas do dia, principalmente na parte da manhã. Se o seu sono estiver desregulado, por exemplo, eles serão transmitidos no momento e na quantidade errada.
É o caso do cortisol, hormônio do estresse, liberado na corrente sanguínea ao amanhecer. Quando você acorda muito tarde, a liberação acontece gradualmente ao longo do dia e os efeitos do cortisol são sentidos por mais tempo.
Da mesma forma, quando você se deita muito tarde, a produção do hormônio do sono, a melatonina, se altera. A sonolência durante o dia e a dificuldade para dormir são normais quando há alteração. A privação do sono também aumenta os níveis de cortisol e reduz a eficiência da insulina. Diversos estudos já fizeram a correlação entre a qualidade do sono e a diabetes tipo II.
Dormir e acordar no mesmo horário (ou em horários semelhantes) regula a produção de hormônios, os quais, por sua vez, fazem a regulação do relógio biológico.
2. Diminui a ansiedade
A mente conserva a saúde quando encaramos situações conhecidas em vez de frequentemente nos depararmos com surpresas. A organização pessoal proporciona estabilidade e reduz a ocorrência de imprevistos, diminuindo também a ansiedade.
Muitos dos acontecimentos em nossas vidas são incontroláveis. Saber que, pelo menos, as tarefas mais básicas do dia estão sobre controle já é um grande alívio para o nosso emocional. Para quem sofre com a ansiedade patológica, um cotidiano rotineiro é ainda mais necessário já que alivia sintomas desagradáveis.
No entanto, para não causar o efeito contrário, é preciso manejar os afazeres diários com certa flexibilidade. A consciência de que nem sempre tudo corre conforme o planejamento é importante, pois a mudança de planos também pode aumentar a ansiedade.
A organização pessoal pode ser o alicerce necessário para nos sentirmos centrados e no controle, mas não devemos nos apegar cegamente a ela.
3. Ajuda a formar hábitos
O processo de formação de novos hábitos é longo e exige disciplina, especialmente quando acontece para substituir uma conduta nociva.
A rotina permite que você fortaleça um hábito até que ele se torne automático. Por exemplo, todos sabem da importância de praticar exercícios físicos recorrentes, mas consolidar esse hábito não costuma ser fácil. A falta de tempo, o cansaço mental e a família podem impedir a sua execução.
Com os horários organizados, você consegue encontrar uma brecha entre os afazeres para cuidar da saúde, mesmo que o seu tempo seja limitado.
Em outras palavras, o controle sobre a distribuição do seu tempo livre resulta em mais oportunidades para cuidar de você durante a semana. Além dos exercícios, você pode fazer meditação antes de iniciar o dia ou dedicar algumas horas depois do expediente para estudar um assunto do seu interesse.
4. Aumenta a produtividade
Com as tarefas diárias já definidas, produzir fica muito mais fácil!
Como você já tem uma ideia de como o seu dia será, pode focar em uma tarefa durante o período designado para executá-la sem se preocupar com a próxima. Além disso, como você dorme muito bem e acorda disposto, tem mais energia para trabalhar.
A rotina, então, leva ao aumento da produtividade.
Para produzir ainda melhor, você pode organizar os seus afazeres por grau de importância. Dessa forma, as tarefas mais urgentes são concluídas primeiro e as mais fáceis ou menos importantes podem ser feitas com calma.
5. Regula o humor
A privação do sono e o estresse que surge com a desorganização deixam qualquer um mal humorado. Dependendo do nível de desordem, a falta de organização exterior pode afetar a saúde mental.
A rotina torna possível a gestão da ansiedade e a regulação dos horários. Sendo assim, a reincidência do mau humor é menor.
Como manter uma rotina (sem estresse e sem mesmice) ?
Quem acredita que manter uma rotina é chato e tira a graça da vida, pode adicionar pequenas doses de aventura aqui e ali para afastar o comodismo. Esse é o fator que torna a repetição quase insuportável para algumas pessoas.
De fato, se acomodar pode ser muito prejudicial para o nosso desenvolvimento pessoal e profissional. O piloto automático é o grande responsável pelos períodos de inação. Ele rouba a alegria do dia a dia, nos motivando inconscientemente a permanecer na zona de conforto e a recusar oportunidades de crescimento.
Cabe a nós encontrarmos maneiras de sair desse estado de “zumbi”.
Todavia, existem aspectos da rotina cuja modificação radical não é recomendada, como os horários para dormir, acordar e se alimentar. A sua alteração pode afetar o funcionamento do corpo e o bem-estar. Então, defina horários e respeite a necessidade de consistência do organismo.
Marque compromissos divertidos
A sua vida rotineira não precisa ser composta apenas de compromissos profissionais e de necessidade básica, como ir ao mercado ou a uma consulta médica.
Para combater o piloto automático, encontre uma atividade legal para fazer no seu tempo livre, combine de encontrar os amigos toda semana, procure por eventos locais e saia com a pessoa amada – se for solteiro, marque um encontro com alguém! Assim que sentir o ócio chegando, busque novidades novamente.
A preguiça pode bater no momento de fazer esse esforço extra, mas esses períodos de descontração são essenciais para a nossa saúde mental. Às vezes nos esforçamos muito para atender os compromissos que roubam a nossa disposição e não fazemos o mesmo para os que nos agradam.
Utilize ferramentas
Para ajudar na formação de hábitos, você pode usar uma agenda, um planner, uma planilha ou um aplicativo de organização pessoal. Use a ferramenta que lhe deixar mais confortável para anotar os seus afazeres diários, semanais e mensais.
Você também pode usá-las para acompanhar o processo de formação do hábito. Por exemplo, se o seu objetivo é ler mais, estabeleça um número de páginas para ser lido diariamente. Anote quais dias você conseguiu bater a meta em um calendário ou faça um gráfico simples.
Assim, você monitora o seu desenvolvimento, identifica prováveis resistências e se motiva ao perceber o quanto já evoluiu.
Reserve tempo para você
O tempo dedicado ao autocuidado deve ser livre de distrações. Portanto, escolha um horário em que não precisará fazer nada depois e relaxe ao som de músicas tranquilizadoras, assista a um filme ou faça um hobby prazeroso. A única regra é evitar pensar nas obrigações do dia seguinte.
Faça exercício físico
Os exercícios físicos são tão benéficos para a saúde mental e a física que merecem ser destacados outra vez. Além de afastarem doenças graves, aumentam a disposição, combatem a ansiedade e melhoram a concentração. Escolha uma atividade ou esporte que desperte o seu interesse e pratique com regularidade.
Psicólogos para Desenvolvimento Pessoal
Conheça os psicólogos que atendem casos de Desenvolvimento Pessoal no formato de terapia online por videochamanda:
-
Elaine C. Dias
Consultas presenciais
Consultas por vídeoA psicóloga Elaine Cristina Dias, é graduada pela Universidade Vale do Rio Verde (Unincor). Possui especializações pela faculdade faceminas e pela faculdade faveni, desde da sua formação se dedica a fazer atendimentos online e presencias em seu consultório. Seu enfoque terapêutico...
Valor R$ 100
próximo horário:
07/out. às 16:00hs -
Juliana Silva
Consultas presenciais
Consultas por vídeoA psicóloga Juliana é graduada pela Universidade Paulista (UNIP), especialista em Saúde Mental (IPEMIG) e Psicologia do Trânsito (UNIP). Possui também aperfeiçoamentos no HC-FM-USP- SP - em Terapias Cognitivas Comportamentais nos transtornos de ansiedade
Valor R$ 180
próximo horário:
08/out. às 09:00hs
Quem leu esse artigo também se interessou por:
- Terapia Cognitivo Comportamental: como funciona e quando é aplicada?Você sabe o que é a Terapia Cognitiva Comportalmental, como funciona e para que serve? Tire suas dúvidas com os especialistas da Psitto!
- Trabalho e CarreiraOs seres humanos precisam manter uma rotina consistente, por mais que seja difícil fazer a manutenção diária dos hábitos. A ideia de fazer a mesma coisa todos os dias, no [...]
- O que é autoestima e qual sua relação com a saúde mental?Você sabe o que é autoestima e sua relação com a saúde mental? Descubra com Psitto quais os sinais de baixa autoestima e como lidar!
Outros artigos com Tags semelhantes:
- Como combater a falta de perspectiva de vidaA falta de perspectiva é um sentimento que corrói. Ele se instala a partir de emoções e pensamentos negativos, e toma conta das pessoas. Quem vive sem uma perspectiva [...]
- Como superar uma crise de forma saudável?Certamente superar uma crise não é fácil. Toda mudança estressa. Uma crise é uma mudança radical em que o estresse sentido é multiplicado. Dependendo da forma como as pessoas [...]
- 15 maneiras de combater o estresse no dia a diaVocê sabe o que fazer para reduzir o estresse em sua vida? O gerenciamento do estresse é fundamental para se ter uma vida longa e funcional. O estresse ataca [...]
Autor: psicologa Giovanna Silva Matos - CRP 06/166973Formação: A psicóloga Giovanna Matos é graduada em Psicologia pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas – FMU e pós graduada em Psicologia Sexual, Psicologia Escolar e Educacional, e Psicanálise, Psicoterapia e Psicopatologia do Adolescente.