 
	
Espero que você goste desse artigo. Se você quiser, conheça os psicólogos que fazem terapia online. Autor: Fernanda de França Lorenção - Psicólogo CRP 06/123946

Para responder à pergunta “como saber se tenho depressão”, é necessário estar atento aos principais sinais desta condição, como sensação de vazio, tristeza profunda, problemas para dormir e, em casos mais avançados, pensamentos suicidas.
Apesar de os sintomas variarem de pessoa para pessoa, é imprescindível saber reconhecê-los para procurar ajuda imediata e evitar que o caso se agrave.
Neste artigo, listamos 14 sinais que não devem passar despercebidos na hora de descobrir se você ou alguém próximo pode estar com depressão. Confira!
- Qual é o primeiro sinal da depressão?
- 14 sintomas comuns da depressão
- Quando buscar ajuda profissional?
- Tratamento para a depressão
- Como ajudar alguém com sinais de depressão?
- Terapia online com segurança, acolhimento e acessibilidade na Psitto
Qual é o primeiro sinal da depressão?
A depressão é uma condição psíquica que afeta o emocional e o humor do indivíduo. Portanto, o primeiro sinal estará relacionado a esses aspectos, como: tristeza persistente, pessimismo, baixa autoestima, oscilações de humor e/ou pensamentos negativos.
Além deles, a anedonia, isto é, a perda de prazer em atividades antes prazerosas também costuma ser um dos primeiros sintomas desta condição.
Convém mencionar que eles podem aparecer isolados ou de forma simultânea, mas sempre serão frequentes no caso da depressão. Assim, sentir constantemente alguma ou algumas dessas emoções devem ser sinal de alerta.
Tristeza x depressão
Apesar de a tristeza ser um dos sintomas de um quadro de depressão, é preciso saber diferenciar essas duas condições. Nesse sentido, a tristeza é uma emoção normal – que todos nós vivenciamos -, temporária e que costuma se resolver sozinha.
Enquanto isso, a depressão é uma condição médica profunda e que exige tratamento multidisciplinar (psiquiatra, psicólogo, etc.). Ela afeta o funcionamento geral da pessoa por um período prolongado, com consequências para a sua vida pessoal, profissional e social.
Além disso, um outro ponto que diferencia essas duas condições é que a tristeza geralmente tem uma causa identificável, ou seja, ela costuma originar de algum evento específico, logo o indivíduo sabe suas razões.
Por outro lado, a depressão pode surgir sem uma razão aparente, o que, muitas vezes, deixa a pessoa confusa, uma vez que se sente profundamente triste, mas sem entender o porquê.
14 sintomas comuns da depressão
A depressão se manifesta de diferentes formas e nem sempre o principal sintoma é a tristeza, podendo ser qualquer um dos sinais que listaremos abaixo.
O que é mais importante saber aqui é que a combinação de vários sintomas configura como um sinal de alerta mais pontual do que um sintoma isolado, que muitas vezes pode ser proveniente de algum evento específico, se resolvendo em pouco tempo.
Ou seja, atente-se à combinação de sintomas e à duração desses. Para te ajudar, mencionamos os mais comuns abaixo:
1. Cansaço constante
Um dos sintomas mais comuns é a fadiga. Quem tem depressão sente cansaço ao executar atividades simples do dia a dia, como varrer o chão e lavar a louça. Só de pensar na lista de afazeres pendentes, a pessoa depressiva já fica cansada.
Muitas vezes, o cansaço exacerbado é confundido com preguiça. Quando o tratamento para depressão é iniciado, a pessoa percebe que, na verdade, ela não é preguiçosa. A depressão estava a impedindo de ser mais ativa.
2. Sensação de vazio
Esta é uma sensação extremamente desagradável. Ela rouba a graça da vida. Para tentar preencher o vazio emocional dentro de si, o depressivo desesperadamente procura por coisas para lhe dar prazer.
Festas, relacionamentos, eventos sociais… Porém, nada consegue despertar aquela vontade de aproveitar a vida que ele sentia antes.
3. Tristeza
Ficamos tristes quando perdemos alguém que amamos, não conseguimos o emprego dos sonhos, sofremos uma decepção amorosa, etc. Em outras palavras, a tristeza precisa existir por uma razão. Quando a tristeza surge do nada e permanece conosco por dias seguidos, significa que algo não está certo.
A depressão causa tristeza sem razão aparente. A pessoa depressiva não sabe por que está triste. A sua vida pode estar maravilhosa e todos os seus objetivos podem ter sido alcançados, mas ela não consegue ficar feliz.
Essa sensação de tristeza constante também causa sentimento de culpa. O depressivo sabe que deve agradecer pelas coisas boas em sua vida, mas não consegue espantar a tristeza.
4. Alterações no apetite
A depressão modifica os hábitos alimentares. O depressivo pode sentir muita forme e comer exageradamente bem como deixar de comer. Assim, a alteração significativa de peso sem uma causa aparente pode ser uma consequência.
5. Problemas para dormir
O padrão do sono é perturbado por essa condição psicológica, sendo um dos seus primeiros sinais. Aqui, a pessoa depressiva pode ter insônia, acordar diversas vezes durante a noite, ter pesadelos e sentir muita sonolência durante o dia. Para ela, é raro ter uma noite de sono satisfatória.
Existem também as pessoas que vão ter muito sono e dormir por longas horas seguidas, incluindo durante o dia. Porém, mesmo dormindo muito, continuarão se sentindo cansadas.
6. Dores pelo corpo
A depressão aumenta a sensibilidade do corpo à dor. Dessa forma, qualquer batida, arranhão, mal jeito ou pequeno corte é sentido com intensidade. A pessoa depressiva, então, está sempre sentindo dores pelo corpo.
7. Vontade de se isolar
Se você tem sentido vontade de ficar sozinho, não conversar com ninguém e permanecer na sua casa ou quarto por muito tempo, pode estar com depressão. Esse sintoma pode ser tanto um sintoma próprio quanto uma consequência do cansaço extremo.
É preciso ter energia para se socializar e prestar atenção nas interações sociais. Por estar sempre cansada, a pessoa depressiva pode optar por ficar sozinha.
8. Dificuldade para encontrar um propósito
O depressivo não consegue encontrar uma perspectiva para a sua vida. Às vezes, ele nem sequer enxerga razão para se levantar da cama e cumprir as suas obrigações, apesar de saber que isso é necessário.
9. Desatenção
A falta de concentração é um sintoma que confunde as pessoas. Elas não compreendem o porquê de “do nada” não conseguirem prestar mais atenção no trabalho, nos afazeres domésticos, na vida diária e até em conversas.
10. Dificuldade para tomar decisões
A pessoa depressiva perde a capacidade de tomar decisões com confiança. Ela teme se comprometer e sofre por antecedência, por isso, leva mais tempo para tomar uma decisão simples.
Consequentemente, deixa muitas oportunidades passarem e se arrepende de não ter sido mais ágil no passado.
11. “Anestesia” emocional
Para saber se você tem depressão, pergunte-se como andam as suas emoções. Você tem entrado em contato com elas? Você tem as sentido normalmente? Pessoas depressivas têm dificuldade para sentir. A sensação é semelhante a ter uma parte do corpo “anestesiada”.
Elas se tornam apáticas até mesmo em relação a situações e pessoas que antes lhe causavam imensa alegria.
12. Baixa autoestima
A falta de autoestima pode ser tanto causa quanto sintoma da depressão. Ela agrava outros sintomas já que dificulta a luta do depressivo contra a doença. Como se sente incapaz, desagradável, feio e pouco inteligente, ele cede às emoções negativas com mais facilidade. Dessa maneira, os sintomas gradualmente se agravam.
13. Sintomas físicos
A depressão também acompanha sintomas físicos, como ânsia de vômito, gastrite, tremores, taquicardia, enxaqueca e outros. Essa condição psicológica também pode causar alguma disfunção sexual, causando problemas no relacionamento. Para saber se você tem depressão e não uma patologia física, consulte um médico.
14. Pensamentos suicidas
Pensamentos suicidas são um dos sintomas da depressão profunda. A pessoa depressiva pensa que ninguém gosta dela, que não há razão para estar viva e que, se desaparecesse, ninguém sentiria a sua falta. Esses são sinais de alerta graves de que é preciso buscar ajuda psicológica.
Teste o seu nível de ansiedade, depressão e estresse
Quando buscar ajuda profissional?
A busca por ajuda de um psquiatra ou psicólogo deve ocorrer se os sintomas persistirem por mais de duas semanas ou, antes disso, se eles estiverem comprometendo o funcionamento de atividades essenciais, como ir trabalhar, tomar banho, etc.
Por outro lado, se o indivíduo tiver pensamentos suicidas ou se machucar propositalmente, então a ajuda deve ser emergencial, com encaminhamento direto para um hospital.
No entanto, o ideal é não esperar chegar a esse ponto. Aos primeiros sinais de alerta, busque o auxílio profissional, pois o diagnóstico e tratamento precoces são essenciais para evitar o agravamento da doença e as complicações que ela pode trazer para a vida.
Psicólogos especializados
- 
			
			  Julia Maschio
 Consultas presenciais
 Consultas por vídeo
 Valor R$ 260
 Posso ajudar comSaúde MentalRelacionamentosTOC - Transtorno ObsessivoEstresse pós-traumáticoTranstorno de Ansiedade Generalizada (TAG)próximo horário: Consulte os horários
- 
			
			  Maria Colonese
 Consultas presenciais
 Consultas por vídeo
 Valor R$ 170
 Posso ajudar comRelacionamentosEstresseMedosFobiasDistúrbios Alimentarespróximo horário: 03/nov. às 13:00hs
Tratamento para a depressão
O tratamento para a depressão envolve diversas frentes, sendo elas:
- Psicoterapia: com a ajuda de um psicólogo, o indivíduo pode identificar o que tem o levado ao quadro depressivo para, assim, solucionar a causa do problema, se este for de origem emocional. Além disso, a terapia contribui para aliviar os sintomas da depressão, pois são ensinadas técnicas e abordagens para modificar os pensamentos e comportamentos prejudiciais.
- Medicamentos: caso seja necessário, o psiquiatra poderá prescrever medicamentos, como ansiolíticos e antidepressivos, para ajudar no tratamento.
- Mudança do estilo de vida: também faz parte do tratamento dos mais diversos tipos de depressão adotar um estilo de vida mais saudável, com prática de exercícios físicos, alimentação equilibrada e manutenção positiva do sono.
Como ajudar alguém com sinais de depressão?
Se você conhece alguém que apresenta sintomas desta condição, é muito importante oferecer um apoio prático e emocional para que o indivíduo consiga sair da depressão e restabelecer a sua qualidade de vida e bem-estar o quanto antes.
Para isso, você pode:
- Abordar o assunto com sensibilidade: muitas vezes a pessoa ainda não se deu conta de que precisa de ajuda. Nesse sentido, é necessário mostrá-la que algo não vai bem e que merece atenção. Entretanto, seja sensível na abordagem, respeitando o espaço dela, para não provocar vergonha ou gatilhos, o que pode ser pior.
- Ouvir sem julgamentos: o acolhimento também passa por ouvir o outro de coração aberto e sem palavras de julgamentos, como “você está exagerando”. O indivíduo precisa sentir confiança em você para desabafar, não coloque isso em xeque.
- Demonstrar que a pessoa é importante e necessária: pessoas depressivas têm a autoestima baixa e podem conviver com o sentimento de fracasso e inutilidade. Portanto, mostre, frequentemente, que ela é importante para você e para as outras pessoas ao redor. Faça isso com gestos e palavras.
- Incentivá-la a procurar ajuda profissional: com diálogo e paciência, mostre à pessoa que ela precisa buscar a ajuda de um psicólogo ou psiquiatra para entender melhor o que está se passando e tratar rapidamente. Uma boa ideia é se prontificar a acompanhá-la na consulta a fim de incentivá-la e encorajá-la.
- Não ignorar os comentários suicidas: se o indivíduo apresentar falas de autoextermínio, não relativize pensando que ele “não terá coragem”. Se chegar a esse ponto, leve-o para a emergência psiquiátrica mais próxima.
Esses são alguns caminhos de como ajudar alguém com depressão.
Terapia online com segurança, acolhimento e acessibilidade na Psitto
Como vimos, é essencial buscar ajuda profissional diante da suspeita de um quadro depressivo para garantir bem-estar emocional e evitar impactos mais profundos. 
Para isso, saiba que a Psitto oferece psicólogos especializados em depressão que atendem no fomato de videochamada. Assim, é possível ter acesso a um tratamento seguro, acessível e que ajude a retomar a vida com qualidade, saúde mental e bem-estar.
Psicólogos para Depressão
Conheça os psicólogos que atendem casos de Depressão no formato de terapia online por videochamanda:
- 
											
											  Julia Maschio
 Consultas presenciais
 Consultas por vídeoCom prática voltada à escuta e à compreensão do ser humano, Júlia Maschio oferece atendimento para ansiedade, depressão, autoestima, luto e relacionamentos. Atua pela perspectiva fenomenológica existencial, com acolhimento e sensibilidade...
 Valor R$ 260
 próximo horário: Consulte os horários
- 
											
											  Maria Colonese
 Consultas presenciais
 Consultas por vídeoMaria Gabriella é psicóloga desde 2012, formada pela FAMATH e residente em Niterói, RJ. Atuou na área de Recursos Humanos por oito anos. Fez MBA em Gestão de Pessoas pela UFRJ, quando decidiu ingressar na área clínica.
 Valor R$ 170
 próximo horário: 03/nov. às 13:00hs
Quem leu esse artigo também se interessou por:
- Sintomas do Transtorno Bipolar: descubra como identificar cada faseOs sintomas da bipolaridade são os primeiros sinais para identificar esta condição marcada por mudanças intensas de humor. Conheça mais. 
- 15 maneiras de combater o estresse no dia a diaPara responder à pergunta “como saber se tenho depressão”, é necessário estar atento aos principais sinais desta condição, como sensação de vazio, tristeza profunda, problemas para dormir e, em casos [...] 
- Como combater a falta de perspectiva de vidaPara responder à pergunta “como saber se tenho depressão”, é necessário estar atento aos principais sinais desta condição, como sensação de vazio, tristeza profunda, problemas para dormir e, em casos [...] 
Outros artigos com Tags semelhantes:
- 12 sintomas da depressão para se atentarOs sintomas da depressão são variados e complexos. Eles afetam as pessoas em diferentes intensidades, podendo levantar dúvidas de quem suspeita estar depressivo ou dos parentes que observam a [...] 
- Você sabe fazer terapia? Aprenda como aproveitá-laSerá que você sabe fazer terapia? Existe uma maneira correta de conversar com o psicólogo? Ou é uma questão de seguir a intuição e deixar a conversa rolar entre [...] 
- Depressão Sazonal: o que é, principais causas, sintomas e tratamentosA depressão sazonal é um subtipo de depressão que possui relação com a mudança do clima, ocorrendo geralmente no outono e inverno. Também conhecida como transtorno afetivo sazonal, essa [...] 
						 
					
Autor: psicologa Fernanda de França Lorenção - CRP 06/123946Formação: A psicóloga Fernanda de França Lorenção é formada em psicologia pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e especialista em saúde com ênfase em saúde da mulher, também pela UNIFESP

 
															







 
															





 
															
Passo por um processo de alto julgamento.
Quase tudo q faço ou penso, os pensamentos me levam a culpa.
Única coisa q quero é me doar.
Antes de partir desse mundo, acho q preciso faser algo q fique maravilhosamente ótimo pra alguém.
Na escolha de vida de qualquer pessoa q seja e minha, estou disposto a deixar q a vida minha seja levada
Um psicólogo pode ajudá-lo a desenvolver com mais profundidade o seu autoconhecimento e entender esses sentimentos. Vale pensar nessa possibilidade!