Espero que você goste desse artigo. Se você quiser, conheça os psicólogos que fazem terapia online. Autor: Alexandre Andrade Leite - Psicólogo CRP 06/152174
A depressão é uma condição sorrateira. Mas como saber se tenho depressão?
A depressão se instala silenciosamente e modifica o humor e comportamento da pessoa depressiva. Esta, por sua vez, tem dificuldade para perceber essas mudanças.
Ela pode até pensar que algo está estranho. Por que tantos pensamentos ruins? Por que tanto desânimo e raiva? Por que tanta vontade de brigar com o mundo?
Entretanto, se acostuma tanto a se sentir mal consigo mesma que logo desvia o foco de suas preocupações para outras coisas.
Por isso, é normal que a depressão seja notada primeiramente por pessoas próximas, como o parceiro, familiares, colegas de trabalho e amigos.
Indivíduos com maior sensibilidade emocional tendem a conseguir olhar para si mesmos e dizer “isso não está normal, tem algo acontecendo comigo”. Assim, eles costumam ser os primeiros a buscar um psicólogo. Como este não é o caso de muitas pessoas, no entanto, neste post separamos os sinais mais comuns de depressão.
Como saber se tenho depressão: sinais comuns
A depressão é uma condição que acomete 5,8% da população brasileira, ou seja, aproximadamente 12 milhões de pessoas (quase a cidade de São Paulo inteira!) possuem a doença. Sendo assim, o Brasil ocupa o ranking de casos de depressão em toda a América Latina, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Como ela se instala em silêncio, a pessoa depressiva vive o seu cotidiano de modo relativamente normal. Ela trabalha, conversa, estuda, faz atividades de lazer, namora, brinca com seus pets, e assim por diante. No exterior, tudo parece estar normal, mas, em seu interior, há um caos de emoções e pensamentos.
Ela age por obrigação porque sabe que precisa trabalhar para comer, terminar os seus estudos e interagir com pessoas próximas. Todavia, não sente prazer ao fazer essas coisas. Aos poucos, ela pode até deixar de fazê-las.
Sem entender o que está acontecendo consigo, a pessoa depressiva tenta fazer o seu máximo no dia a dia, mas não procura ajuda psicológica. Afinal, ela não compreende que, na verdade, está doente.
Se identificou com essa realidade? Independente da resposta, confira os sinais de depressão abaixo e aprenda a identificar sintomas.
1. Cansaço constante
Um dos sintomas mais comuns é a fadiga. Quem tem depressão sente cansaço ao executar atividades simples do dia a dia, como varrer o chão e lavar a louça. Só de pensar na lista de afazeres pendentes, a pessoa depressiva já fica cansada.
Muitas vezes, o cansaço exacerbado é confundido com preguiça. Quando o tratamento para depressão é iniciado, a pessoa percebe que, na verdade, ela não é preguiçosa. A depressão estava a impedindo de ser mais ativa.
2. Sensação de vazio
Esta é uma sensação extremamente desagradável. Ela rouba a graça da vida. Para tentar preencher o vazio emocional dentro de si, o depressivo desesperadamente procura por coisas para lhe dar prazer.
Festas, relacionamentos, eventos sociais… Porém, nada consegue despertar aquela vontade de aproveitar a vida que ele sentia antes.
3. Tristeza
Ficamos tristes quando perdemos alguém que amamos, não conseguimos o emprego dos sonhos, sofremos uma decepção amorosa, etc. Em outras palavras, a tristeza precisa existir por uma razão. Quando a tristeza surge do nada e permanece conosco por dias seguidos, significa que algo não está certo.
A depressão causa tristeza sem razão aparente. A pessoa depressiva não sabe por que está triste. A sua vida pode estar maravilhosa e todos os seus objetivos podem ter sido alcançados, mas ela não consegue ficar feliz.
Essa sensação de tristeza constante também causa sentimento de culpa. O depressivo sabe que deve agradecer pelas coisas boas em sua vida, mas não consegue espantar a tristeza.
4. Alterações no apetite
A depressão modifica os hábitos alimentares. O depressivo pode sentir muita forme e comer exageradamente bem como deixar de comer. Logo, ele engorda ou emagrece drasticamente.
5. Problemas para dormir
O padrão do sono é perturbado por essa condição psicológica. A pessoa depressiva pode ter insônia, acordar diversas vezes durante a noite, ter pesadelos e sentir muita sonolência durante o dia. Para ela, é raro ter uma noite de sono satisfatória.
6. Dores pelo corpo
A depressão aumenta a sensibilidade do corpo à dor. Dessa forma, qualquer batida, arranhão, mal jeito ou pequeno corte é sentido com intensidade. A pessoa depressiva, então, está sempre sentindo dores pelo corpo.
7. Vontade de se isolar
Se você tem sentido vontade de ficar sozinho, não conversar com ninguém e permanecer na sua casa ou quarto por muito tempo, pode estar com depressão. Esse sintoma pode ser tanto um sintoma próprio quanto uma consequência do cansaço extremo.
É preciso ter energia para se socializar e prestar atenção nas interações sociais. Por estar sempre cansada, a pessoa depressiva pode optar por ficar sozinha.
8. Dificuldade para encontrar um propósito
O depressivo não consegue encontrar uma perspectiva para a sua vida. Às vezes, ele nem sequer enxerga razão para se levantar da cama e cumprir as suas obrigações, apesar de saber que isso é necessário.
9. Desatenção
A falta de concentração é um sintoma que confunde as pessoas. Elas não compreendem o porquê de “do nada” não conseguirem prestar mais atenção no trabalho, nos afazeres domésticos, na vida diária e até em conversas.
10. Dificuldade para tomar decisões
A pessoa depressiva perde a capacidade de tomar decisões com confiança. Ela teme se comprometer e sofre por antecedência, por isso, leva mais tempo para tomar uma decisão simples.
Consequentemente, deixa muitas oportunidades passarem e se arrepende de não ter sido mais ágil no passado.
11. “Anestesia” emocional
Para saber se você tem depressão, pergunte-se como andam as suas emoções. Você tem entrado em contato com elas? Você tem as sentido normalmente? Pessoas depressivas têm dificuldade para sentir. A sensação é semelhante a ter uma parte do corpo “anestesiada”.
Elas se tornam apáticas até mesmo em relação a situações e pessoas que antes lhe causavam imensa alegria.
12. Baixa autoestima
A falta de autoestima pode ser tanto causa quanto sintoma da depressão. Ela agrava outros sintomas já que dificulta a luta do depressivo contra a doença. Como se sente incapaz, desagradável, feio e pouco inteligente, ele cede às emoções negativas com mais facilidade. Dessa maneira, os sintomas gradualmente se agravam.
13. Sintomas físicos
A depressão também acompanha sintomas físicos, como ânsia de vômito, gastrite, tremores, taquicardia, enxaqueca e outros. Essa condição psicológica também pode causar alguma disfunção sexual, causando problemas no relacionamento. Para saber se você tem depressão e não uma patologia física, consulte um médico.
14. Pensamentos suicidas
Pensamentos suicidas são um dos sintomas da depressão profunda. A pessoa depressiva pensa que ninguém gosta dela, que não há razão para estar viva e que, se desaparecesse, ninguém sentiria a sua falta. Esses são sinais de alerta graves de que é preciso buscar ajuda psicológica.
O que fazer agora?
Se você identificou vários dos sintomas acima em seu comportamento, deve marcar uma consulta com um psicólogo para fazer o diagnóstico. O quadro depressivo é identificado quando há, pelo menos, cinco sintomas de depressão.
Nem todas as pessoas depressivas apresentam os mesmos sintomas. Algumas sentem mais perturbação emocional enquanto outras sentem um maior desconforto físico. Entretanto, a tristeza e o desânimo sempre estão presentes.
Não é normal sentir tristeza por um longo período. Embora seja impossível estar feliz 24 horas por dia, o estado emocional natural de todos nós deve ser de serenidade, contentamento e satisfação com a vida. Ocasionalmente, podemos sentir raiva, indignação, desgosto e medo, mas nenhuma dessas emoções deve ser constante.
Ao avaliar a qualidade de suas emoções nas últimas semanas, meses ou anos, você deve perceber uma quantidade maior de emoções boas do que ruins. Se esta não é a sua realidade, é provável que você esteja sofrendo de depressão e precisa cuidar da sua saúde mental.
Tratamento para a depressão
O tratamento desta enfermidade é feito por meio da terapia e, em casos graves, do uso de medicamentos psiquiátricos para controlar os sintomas. Porém, a ingestão de remédios prescritos pelo médico psiquiatra não costuma ser eficiente por conta própria.
A terapia é recomendada para surtir efeitos de longo prazo. Nela, a pessoa depressiva aprende a reconhecer e a lidar com os sintomas, trabalha a sua autoestima e estabelece um estilo de vida mais saudável.
Em outras palavras, o paciente faz mudanças significativas visando a qualidade de sua vida no presente e no futuro. A Psitto disponibiliza aos usuários um teste de depressão que mede os níveis dos sintomas depressivos. Clique aqui para acessá-lo!
Psicólogos para Depressão
Conheça os psicólogos que atendem casos de Depressão no formato de terapia online por videochamanda:
-
Fernando Cocolichio
Consultas presenciais
Consultas por vídeoO Fernando é psicólogo clínico. Membro da International Association of the Advancement of Gestalt Therapy – (IAAGT), Associação internacional de Avanço da Gestalt Terapia.
Valor R$ 250
Posso ajudar comViolência SexualFamíliaDesenvolvimento PessoalEstresseDepressãopróximo horário:
17/set. às 21:00hs -
Fernanda Lorenção
Consultas presenciais
Consultas por vídeoA psicóloga Fernanda de França Lorenção é formada em psicologia pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e especialista em saúde com ênfase em saúde da mulher, também pela UNIFESP
Valor R$ 285
Posso ajudar comViolência SexualRelacionamentosTranstorno Disfórico Pré-MenstrualMedosDesenvolvimento Pessoalpróximo horário:
13/set. às 09:00hs
Quem leu esse artigo também se interessou por:
- Sintomas do Transtorno Bipolar: descubra como identificar cada faseOs sintomas da bipolaridade são os primeiros sinais para identificar esta condição marcada por mudanças intensas de humor. Conheça mais.
- 15 maneiras de combater o estresse no dia a diaA depressão é uma condição sorrateira. Mas como saber se tenho depressão? A depressão se instala silenciosamente e modifica o humor e comportamento da pessoa depressiva. Esta, por sua vez, [...]
- Como combater a falta de perspectiva de vidaA depressão é uma condição sorrateira. Mas como saber se tenho depressão? A depressão se instala silenciosamente e modifica o humor e comportamento da pessoa depressiva. Esta, por sua vez, [...]
Outros artigos com Tags semelhantes:
- Atividade Física e Saúde Mental: conheça os benefícios e a relaçãoOs exercícios físicos regulares são frequentemente aconselhados pelos médicos e psicólogos. Esse conselho que às vezes parece muito [...]
- Dezembro Vermelho: saúde mental dos pacientes de HIV e AIDSO Dezembro Vermelho visa levar informação sobre a prevenção do HIV e da AIDS, bem como sobre recursos de saúde para tornar a vida dos pacientes mais agradável. A [...]
- Obesidade e saúde mental: entenda a relação entre elas!A obesidade e a saúde mental estão mais relacionadas do que podemos imaginar! Isso porque essa condição tanto pode ser desencadeada por um adoecimento mental como a sua existência [...]
Autor: psicologo Alexandre Andrade Leite - CRP 06/152174Formação: Formado em Psicologia pela Universidade Nove De Julho, realizou estágios focados em clínica psicológica, tanto voltada para linha Psicanalítica como para a linha Comportamental.
Passo por um processo de alto julgamento.
Quase tudo q faço ou penso, os pensamentos me levam a culpa.
Única coisa q quero é me doar.
Antes de partir desse mundo, acho q preciso faser algo q fique maravilhosamente ótimo pra alguém.
Na escolha de vida de qualquer pessoa q seja e minha, estou disposto a deixar q a vida minha seja levada
Um psicólogo pode ajudá-lo a desenvolver com mais profundidade o seu autoconhecimento e entender esses sentimentos. Vale pensar nessa possibilidade!