Espero que você goste desse artigo. Se você quiser, conheça os psicólogos que fazem terapia online. Autor: Adriana Rocco Deiques - Psicólogo CRP 07/08675
Você sabe cuidar do seu bem-estar emocional? Essa palavra é muito utilizada quando o assunto é saúde mental e qualidade de vida, mas você sabe o que ela implica?
Aproveitar a vida ao máximo significa encontrar desafios, decepções, frustrações e problemas ao longo dos anos. Todavia, nenhuma dessas situações precisa ser extenuante ou desesperadora.
Tudo depende da forma como você lida com essas questões, psicólogos afirmam. Quanto mais resiliência, bom humor e determinação você tiver ao encará-las, mais bem-estar emocional você possuirá!
Essa postura também o ajuda a abraçar as coisas boas da vida e cultivar o otimismo no dia a dia.
É claro que a realidade não é tão simples. No calor do momento, você pode não saber qual é a melhor forma de agir, mas nada impede que você desenvolva suas competências emocionais para aprender a administrar as suas emoções e viver com felicidade.
O que é bem-estar emocional?
O termo bem-estar emocional é usado para se referir a somente um dos componentes do bem-estar.
O bem-estar, por sua vez, é formado pelo bem-estar físico, social, profissional, psicológico, entre outros. Embora todos sejam importantes para a saúde mental, o bem-estar relacionado às emoções merece um destaque.
Isso porque as emoções afetam a maneira como nos comportamos, pensamos, falamos, nos vestimos, nos relacionamentos, nos alimentos e assim por diante. Em outras palavras, todas as esferas da nossa vida estão sujeitas a sofrer influência das nossas emoções.
Reside aí a importância de aprender a cuidar da sua saúde emocional. É muito comum as pessoas se esquecerem de olhar para o bem-estar emocional com a correria do dia a dia.
Focados no trabalho e nas obrigações, forçam seus limites para completar as suas tarefas com a excelência desejada, comprometendo o seu estado emocional.
A longo prazo, essa falta de autoconsciência pode causar problemas de saúde.
As pessoas não costumam compreender de onde eles surgem, mesmo experimentando mal-estar recorrente. Às vezes, o desassossego não se trata de uma patologia grave, mas sim da negligência com a saúde mental e cuidado com as emoções.
Como saber como está o meu bem-estar emocional?
É possível medir o bem-estar emocional, mas, primeiro, você precisa compreender quais aspectos compõem o seu bem-estar e como eles lhe afetam.
Por exemplo, algumas pessoas podem ser mais influenciadas pelo sucesso profissional enquanto outras, pela qualidade dos seus relacionamentos.
Quais áreas da sua vida lhe causam grande alegria e quais costumam lhe deixar com dores de cabeça terríveis? Esses sentimentos são momentâneos ou você tem os sentido há muito tempo?
É preciso definir o período porque você pode estar sentindo um mal-estar momentâneo. É mais fácil tratá-lo do que resolver problemas emocionais de longa data.
Se você não sabe como mensurar o seu bem-estar emocional, não se preocupe. Veja abaixo sinais que indicam que você não está bem.
- Cansaço mesmo sem a prática de atividades físicas ou cansativas;
- Reações desproporcionais aos acontecimentos ruins;
- Mau-humor corriqueiro;
- Dores musculares sem explicação;
- Sensação de vazio e falta de perspectiva;
- Círculo de amigos desagradáveis;
- Relacionamentos amorosos tóxicos;
- Estagnação na vida profissional;
- Insatisfação com a vida;
- Estresse;
- Problemas financeiros;
- Sensação de cansaço mental;
- Preocupações excessivas ou ausência de preocupações;
- Dificuldade para dormir ou vontade de dormir o tempo todo; e
- Problemas de saúde, como colesterol alto, glicose alterada, hipertensão, entre outros.
Como cuidar do bem-estar emocional no dia a dia?
Cuidar do bem-estar emocional é uma tarefa contínua. A partir do momento que você identifica quais áreas da sua vida precisam de atenção para garantir o seu bem-estar, é preciso trabalhar nelas sem parar.
Cuidar do bem-estar relacionado às emoções não significa que você nunca sentirá emoções negativas ou ficará de mau-humor.
Situações ruins ainda poderão afetá-lo e causar tristeza, raiva, dúvida, arrependimento e outras emoções desagradáveis. E não há nada de errado com isso, ok?
Essas emoções são naturais e não devem ser estigmatizadas. Você tem o direito de não estar contente o tempo inteiro. O que não pode acontecer é se entregar para as emoções negativas, permitindo que desencadeiem uma doença psicossomática, depressão e outras condições.
Estar emocionalmente bem leva a uma vida mais feliz e satisfatória, além de conceder oportunidades para você atingir o seu potencial máximo. Pensando nisso, veja algumas formas de manter o bem-estar emocional no cotidiano.
1. Momentos de relaxamento
É essencial encontrar espaço na rotina para pequenos momentos de relaxamento. Eles ajudam a aliviar o mal-estar e descarregar o estresse, especialmente durante a semana ou após situações estressantes.
Entre as formas de promover o relaxamento estão: meditação, massagens relaxantes, acupuntura, yoga, sessão de cinema com a família, caminhada, passeios em lugares bonitos da cidade, exercícios de respiração profunda, entre outros.
Os finais de semana podem ser reservados para períodos de relaxamento mais longos e proveitosos. Dessa forma, você inicia a semana com as energias renovadas!
2. Atividades físicas
O bem-estar físico e emocional estão interligados. Por isso, você precisa praticar, pelo menos, uma atividade física.
Pode ser algo simples, como caminhada ou exercícios físicos em casa, se você não for muito fã de esportes ou academia.
O importante é movimentar o corpo para fazer o sangue circular, alongar os músculos e ganhar resistência física.
3. Interações sociais
Por “interações sociais” compreende-se a qualidade dos seus relacionamentos. Como você se relaciona com seus amigos, familiares e colegas de trabalho? Você tem interações agradáveis e animadoras?
Se você se sente mais mal do que bem ao interagir com certas pessoas, considere remodelar a forma como você se relaciona com elas para não se abalar tanto.
4. Hobbies
Ter hobbies não é coisa de criança ou pessoas desocupadas! Adultos que estudam, trabalham ou precisam cuidar de dezenas de questões também devem dedicar tempo para desenvolver um passatempo.
De preferência, algo que desenvolva habilidades diferentes, como tocar um instrumento, cozinhar ou aprender um idioma, para exercitar o cérebro.
5. Objetivos pessoais
Objetivos pessoais dizem respeito a você. Quais são as suas paixões? Você tem metas de vida? Ter um propósito, por mais simples que seja, estimula e mantém o bem-estar emocional a longo prazo.
Uma vida sem rumo é desanimadora e cansativa, podendo levar as pessoas à depressão.
Portanto, se pergunte o que você quer para sua vida e faça planos. Você pode demorar anos para conseguir realizá-los e tudo bem! O fator mais importante é, na verdade, percorrer o caminho para chegar lá.
6. Relacionamentos
Os relacionamentos, neste caso, dizem respeito aos relacionamentos amorosos. Como é a sua relação? As pessoas se relacionam por muitas razões e nem todas estão ligadas à felicidade ou ao amor pelo cônjuge.
O comodismo, medo de ficar sozinho e carência afetiva por vezes falam mais alto e as aprisionam em relacionamentos abusivos. Avalie a qualidade da sua relação constantemente para encontrar o bem-estar emocional.
7. Espiritualidade
Para muitos indivíduos, a religião representa uma parte significativa de suas vidas. Se este for o seu caso, cuide dessa área da sua vida.
Pratique o que lhe ajudar a ficar bem e expresse gratidão da forma que achar melhor. Tome cuidado, contudo, para não se deixar levar por fanatismos religiosos.
8. Controle financeiro
Cuide das suas finanças para combater o estresse, evitar passar por momentos de necessidade e não fazer dívidas difíceis de sanar.
Não gaste além do que o seu orçamento permite, tampouco faça aquisições incondizentes com o seu modo de vida.
Com planejamento e disciplina, você eventualmente conseguirá adquirir os bens e serviços que tanto almeja! Não faça isso as custas da sua saúde mental.
9. Trabalho
Se você não está feliz com seu trabalho atual, procure outras oportunidades. Se quer mudar de profissão, se programe para fazer isso.
Se não tem ideia do que fazer, se permite praticar o autoconhecimento para descobrir as suas paixões e habilidades. Se aspira chegar ao topo da sua carreira, avalie o que precisa ser aprimorado para tal.
Há uma solução para cada situação, então não desanime se a sua vida profissional não vai bem no momento! Para alcançar os seus objetivos profissionais, você precisa se planejar e se dedicar para realizar cada meta.
10. Terapia
Se você tentou manter seu bem-estar emocional sozinho e não conseguiu, considere procurar a ajuda de um psicólogo.
A terapia promove melhorias em todas as áreas da vida das pessoas uma vez que trabalha os aspectos mais importantes para o bem-estar: amor-próprio, autoestima e autoconfiança.
A partir de então, os pacientes conseguem desenvolver hábitos melhores e tomar decisões mais assertivas para cuidar da saúde mental.
Psicólogos para Saúde Mental
Conheça os psicólogos que atendem casos de Saúde Mental no formato de terapia online por videochamanda:
-
Juliana Silva
Consultas presenciais
Consultas por vídeoA psicóloga Juliana é graduada pela Universidade Paulista (UNIP), especialista em Saúde Mental (IPEMIG) e Psicologia do Trânsito (UNIP). Possui também aperfeiçoamentos no HC-FM-USP- SP - em Terapias Cognitivas Comportamentais nos transtornos de ansiedade
Valor R$ 180
próximo horário:
12/dez. às 09:00hs -
Lilian Gerhardt
Consultas presenciais
Consultas por vídeoLilian possui formação em Psicologia pela Universidade Luterana do Brasil, onde formou-se em 1999. Concluiu seu MBA em Gestão de Pessoas pela Anhanguera Educacional no ano 2010 e no ano de 2020 cursou Especialização em Psicologia Positiva pela EEP.
Valor R$ 90
próximo horário:
12/dez. às 12:00hs
Quem leu esse artigo também se interessou por:
- Inteligência emocional: saiba como desenvolver agoraVocê sabe o que é inteligência emocional e como ela pode ser benéfica em nossas vidas? Descubra sua importância e como desenvolvê-la!
- O que é saúde mental para os psicólogos?O termo saúde mental é relacionado ao modo como uma pessoa reage aos acontecimentos da vida, bem como à gestão de emoções e pensamentos.
- O que é resiliência e qual a importância na sua vida?A resiliência é uma habilidade socioemocional importante a ser desenvolvida para enfrentar situações estressantes no seu dia a dia.
Outros artigos com Tags semelhantes:
- Traumas mal resolvidos: como eles afetam sua vidaOs traumas oriundos de experiências do passado podem afetar (e muito) a vida das pessoas. Os planos do presente para a vida amorosa, profissional e pessoal podem não estar [...]
- Amizade toxica: você tem uma? Como identificar e o que fazerUma amizade tóxica pode ser definida como uma amizade que mantemos com alguém que não nos faz bem. Em vez de sentirmos prazer em passar o tempo com esse [...]
- Autonegligência: causas, sintomas e estratégias de prevençãoApesar de pouco mencionada e discutida na sociedade, a autonegligência é um sério problema de saúde mental e que, portanto, merece a devida atenção. Nesse sentido, poucas pessoas sabem [...]
Autor: psicologa Adriana Rocco Deiques - CRP 07/08675Formação: A psicóloga Adriana Rocco possui pós-graduação em Psicologia Clínica, tratamento da dor e saúde coletiva, possuindo formação específica em Psicanálise.
Não consigo dormir direito pode me ajudar ?
Agende uma consulta com um de nossos profissionais para entender melhor o que pode estar acontecendo. Para informações sobre agendamentos, você pode entrar em contato pelo WhatsApp (11) 98922-1818.