Como cuidar da saúde mental? Confira 7 dicas e entenda a importância

Categorias
Categorias:Psicologia Geral

Em um cenário em que as preocupações diárias vão desde o futuro da carreira até a crise climática, surge uma pergunta importante: como cuidar da saúde mental, mesmo em tempos tão turbulentos?

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 86% da população brasileira sofre com algum tipo de transtorno mental, como depressão, ansiedade, fobias e transtornos de personalidade.

A própria OMS explica que saúde mental é, basicamente, um estado de bem-estar no qual o indivíduo é capaz de: 

  • usar suas próprias habilidades; 
  • recuperar-se do estresse rotineiro;
  • ser produtivo; 
  • contribuir com a sua comunidade.

Mas de que maneiras podemos cuidar da saúde mental em uma rotina tão corrida e desafiadora? 

Acompanhe esse artigo até o final e confira 7 dicas para colocar em prática na sua vida e aprenda como cuidar da saúde mental. 

Por que é importante cuidar da saúde mental?

Cuidar da saúde mental é importante porque ela impacta diretamente na qualidade de vida da pessoa, incluindo seu raciocínio, emoções, comportamentos e na maneira como se relaciona com os outros.

​​Assim, quando a saúde mental está debilitada, a pessoa enfrenta uma rotina permeada por devaneios negativos, estresse e pelo mau humor. 

A sua qualidade de vida é reduzida consideravelmente, podendo resultar no aparecimento de doenças e transtornos físicos ou psiquiátricos.

Também falta disposição para executar as tarefas do dia a dia, manter os relacionamentos interpessoais, sejam profissionais ou pessoais.

Tudo isso significa que o cuidado com a saúde mental tem relação com diversos aspectos da vida humana.  

Como cuidar da saúde mental? 7 dicas para colocar em prática

Como cuidar da saúde mental como

Antes de mais nada, é importante compreender que o cuidado com a saúde mental deve ser um compromisso diário

Cuidar da saúde mental é como regar uma planta todos os dias. Se fornecermos água, luz e atenção constantes, a planta floresce e cresce saudável. 

Da mesma forma, dedicar um tempo diário para o autocuidado mental, através de práticas como meditação, exercícios ou momentos de relaxamento, contribui para a manutenção do equilíbrio emocional e bem-estar psicológico. 

Essa atenção regular fortalece nossa resiliência, permitindo enfrentar os desafios diários de maneira mais positiva e sustentável.

Confira a seguir 7 dicas práticas de como cuidar da saúde mental

1. Tenha boas noites de sono

O sono é essencial para a saúde mental. Quando não dormimos o suficiente, ficamos mais propensos a experimentar emoções negativas, como irritabilidade, estresse, e até ansiedade. 

Também podemos ter mais dificuldade para nos manter concentrados e tomar decisões – o que impacta diretamente a performance profissional.

A recomendação geral é dormir de 7 a 8 horas por noite. Mas a quantidade de sono necessária varia de pessoa para pessoa. Assim, é importante encontrar o que funciona melhor para você.

Aqui vão algumas dicas para ter boas noites de sono:

  • Vá para a cama e acorde no mesmo horário todos os dias, mesmo nos fins de semana;
  • Crie um ambiente relaxante para dormir, com pouca luz e barulho;
  • Evite cafeína e álcool antes de dormir;
  • Evite ficar nas redes sociais muito perto da hora de dormir. 

2. Faça exercícios 

Os exercícios físicos regulares são uma ótima maneira de não apenas melhorar a estética e saúde física, mas também a saúde mental. Afinal, eles ajudam a aumentar a energia, a autoestima e a autoconfiança

Colocar o corpo para mexer também libera endorfina, o famoso hormônio da felicidade

Esse hormônio promove sensações de prazer e bem-estar, o que auxilia na prevenção e no tratamento de problemas e doenças emocionais.

A recomendação é fazer pelo menos 30 minutos de atividade física diariamente, ou de acordo com recomendações médicas específicas.

Além disso, a atenção à alimentação e a ingestão de alimentos saudáveis e nutritivos é outro aspecto importante para manter a saúde mental em dias. 

3. Nutra boas relações

Como cuidar da saúde mental nutra

Com a correria da vida moderna, muitas vezes estamos cansados demais para encontrar os amigos, ou passar tempo de qualidade com quem amamos. 

Entretanto, os bons relacionamentos sociais são importantes para a saúde mental. Afinal, são essas pessoas que nos fornecem apoio, amor e companhia. 

Pense aí: tem remédio mais efetivo para o estresse do que uma conversa leve e animada com aquela pessoa com quem você mais tem intimidade? 

Passar tempo com as pessoas que você ama pode ajudar a reduzir o estresse, e até mesmo os sintomas da depressão. 

Também pode melhorar o humor, a autoestima e a confiança.

Leia também: Como Desenvolver Habilidades Sociais: saiba como trabalhá-las

4. Diminua o uso de redes sociais

Por falar em vida moderna, a tecnologia chegou para mudar o comportamento humano de maneiras profundas. 

Em 2022, segundo um relatório da Hootsuite e We Are Social, os brasileiros passaram em média mais de 10h por dia na internet, sendo 3 horas e 41 minutos nas redes sociais.

Em entrevista ao jornal O Globo, Jair Soares, presidente do Instituto Brasileiro de Formação de Terapeutas (IBFT), afirma que o uso excessivo das redes sociais pode levar ao desenvolvimento de diversas questões de saúde mental

Afinal, nos feeds eternos das redes sociais, estamos expostos a fatores como comparação social, cyberbullying, exposição a notícias negativas, isolamento social e falta de interações sociais significativas no mundo real. 

Assim, médicos, psicólogos e especialistas recomendam a regulação da quantidade de tempo que passamos nas redes. 

Portanto, busque por momentos de prazer e satisfação no mundo real, seja sozinho(a), com seu pet, ou, principalmente, na companhia de pessoas queridas.

5. Medite

A meditação é uma prática milenar em que podemos conduzir a mente para um estado de relaxamento e tranquilidade. 

Durante a meditação, podemos experimentar a sensação de ouvir os nossos pensamentos e emoções de maneira menos acelerada e mais aprofundada. 

Ou seja, é uma forma de entrarmos em contato com nosso eu interior. 

Quando praticada de  forma regular, a meditação ajuda a diminuir a frequência cardíaca, a pressão arterial e os níveis de cortisol, o hormônio do estresse.

6. Encontre seu propósito e estabeleça metas e objetivos

Como cuidar da saúde mental encontre

Já imaginou a sensação de estar preso em um barquinho no meio do oceano, sem saber para onde remar? 

A ausência de um propósito de vida, junto com suas metas e objetivos, pode ter efeitos semelhantes na saúde mental. 

Assim como uma barquinho à deriva, sem uma bússola ou rota definida; da mesma forma, a vida sem metas claras pode deixar as pessoas se sentindo perdidas, sem direção ou propósito. 

Ter um propósito é como ter um mapa, com um caminho a seguir, uma luz na escuridão emocional. 

Esses objetivos não apenas guiam, mas também fornecem um senso de significado, vitalidade e realização, essenciais para manter a saúde mental em águas calmas.

7. Faça terapia

Ao contrário do que dita o senso comum, você não precisa esperar pelo surgimento de doenças ou transtornos mentais para procurar o auxílio de um terapeuta. 

Por exemplo, no tópico anterior falamos sobre a importância de ter um propósito na vida e estabelecer metas e objetivos. 

A terapia é fundamental para te ajudar a identificar esses pontos em sua própria jornada. 

O auxílio de um psicólogo também pode ajudar você a entender seus pensamentos, sentimentos e comportamentos. 

Também pode ajudá-lo a desenvolver habilidades para lidar com os desafios da vida, seja lá de onde eles surjam.

Se você está pensando em fazer terapia, procure um profissional qualificado. 

Você pode pedir recomendações a amigos, familiares, médicos ou até mesmo em portais especializados online — como a Psitto.

Conclusão

No artigo de hoje, conferimos algumas dicas práticas de como cuidar da saúde mental e experimentar uma vida com mais qualidade e bem-estar.

Hábitos como manter uma rotina de exercícios físicos, e manter boas noites de sono ajudam nas funções químicas do nosso cérebro — tão vitais para a saúde mental. 

Além disso, nutrir boas relações, meditar e diminuir o uso das redes sociais são outras formas de reduzir o estresse e praticar o autocuidado. 

Ainda, explicamos como ter um propósito de vida claro e contar com a ajuda de um terapeuta ajuda as pessoas a sofrerem muito menos em sua jornada pela vida. 

Se esse conteúdo foi útil para você, compartilhe! Acesse aqui o blog da Psitto e fique sempre atualizado com nossos artigos!

Como cuidar da saúde mental
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *