Espero que você goste desse artigo. Se você quiser, conheça os psicólogos que fazem terapia online. Autor: Adriana Rocco Deiques - Psicólogo CRP 07/08675
Embora tenham sido taxados por muito tempo como um “local para loucos”, os consultórios psicológicos são ambientes de acolhimento em que todos podem sentir os diversos benefícios da terapia.
Apesar disso, nós sabemos que este passo tão importante é difícil de ser dado. Afinal, em muitos casos, envolve a superação de diversas barreiras e lutas diárias.
Mas saiba que o processo terapêutico pode levar a descobertas e caminhos incríveis!
Então, se você ainda se sente “em cima do muro”, a gente listou 11 benefícios da terapia para te fazer considerar essa decisão. Ficou curioso? Continue a leitura!
11 Principais benefícios da terapia
A maioria das pessoas busca a terapia como uma forma de solucionar problemas que estão atrapalhando o seu desenvolvimento pessoal e profissional, relacionamentos e várias outras facetas de suas vidas.
Com a rapidez com que as coisas acontecem no mundo globalizado, somada às constantes pressões e cobranças sociais, profissionais, estéticas, familiares e (a maior de todas) a autocobrança, nossa saúde mental tende a ficar abalada.
Por isso precisa ser cuidada, e a terapia, seja presencial ou online, é a ferramenta para isso. Esse é um local seguro, sem julgamentos e com o suporte de um profissional capacitado para auxiliar você na jornada.
Sem mais delongas, vamos agora conhecer os principais benefícios da terapia psicológica!
1. Ajuda a ressignificar crenças
Você já sentiu uma profunda vontade de realizar alguma coisa mas não conseguiu ir em frente porque seus próprios pensamentos fizeram você se sentir incapaz?
É dessa forma que as crenças limitantes operam: realmente nos limitando.
Como já mencionamos anteriormente, a terapia proporciona um espaço seguro para que as pessoas explorem e questionem pensamentos e sentimentos arraigados.
Nesse processo, o terapeuta guia o indivíduo a identificar essas crenças limitantes e a compreender suas origens.
Através de diálogos reflexivos a pessoa é incentivada a substituir antigas percepções por novas interpretações mais saudáveis, compreensivas e adaptativas, promovendo o bem-estar emocional e o crescimento pessoal.
2. Alívio de tensões
Situações de crise como desemprego, trabalho excessivo, desentendimentos familiares, divórcio e luto podem causar muita ansiedade e, até mesmo, quadros depressivos.
A terapia trabalha essas emoções negativas e auxilia o paciente na busca por caminhos para reencontrar a esperança.
Em outros termos, com a terapia você pode aprender a lidar melhor com as tensões que fazem parte da vida e se descobrir uma pessoa muito forte e resiliente.
Leia também: Relações Familiares: Como administrar conflitos e viver em harmonia?
3. Autoconfiança
A autoconfiança é a capacidade de acreditar em si mesmo, uma competência emocional muito importante para o nosso movimento ativo na vida e na busca por nossos sonhos.
Até porque, sem confiança, fica muito difícil conseguir sair do lugar.
Muitas vezes uma baixa autoconfiança está associada a visões distorcidas de si mesmo e padrões negativos que precisam de ressignificação.
É aí que o processo terapêutico se apresenta como um grande facilitador de mudança.
Leia mais: Autoconfiança: como desenvolvê-la e aumentar sua autoestima!
4. Autoconhecimento
Na maioria das vezes, não percebemos, mas é bastante comum internalizarmos as críticas e opiniões de terceiros sobre nós mesmos.
Como resultado, podemos acabar criando uma visão equivocada de quem somos, em que nós nos enxergamos apenas pela ótica alheia.
Mas o autoconhecimento pode nos auxiliar a encontrar ou redescobrir a nossa essência — e esse é um dos principais benefícios do acompanhamento terapêutico.
É como se finalmente conhecêssemos a pessoa que realmente somos, com qualidades, defeitos e os detalhes únicos que compõem o nosso “eu”.
Quanto mais autoconhecimento tivermos, maior a segurança na hora de tomar decisões, além de conseguir delegar mais amor e compreensão a nós mesmos e também aos outros.
5. Autocontrole
A ausência de autocontrole pode provocar reações exacerbadas, gerando arrependimento após atos impulsivos desencadeados por situações triviais.
Um acesso súbito de raiva ou uma tristeza avassaladora, desproporcionais ao estímulo, exemplificam como a falta de controle emocional perturba o convívio social e a tomada de decisões racionais.
Na terapia, é possível aprender a equilibrar essas respostas, impedindo que pequenos contratempos desencadeiem consequências negativas.
Assim, é possível alcançar uma vida equilibrada e relações interpessoais mais harmoniosas.
6. Contribui para lidar e superar traumas do passado
A terapia é uma ferramenta importante na jornada de superação de traumas passados, e uma parceira durante a visita em memórias dolorosas.
Não é por acaso que caracterizamos o consultório terapêutico como um lugar seguro e acolhedor.
Esse ambiente e o apoio de um psicólogo especializado fornece todas as ferramentas necessárias para encarar dores e sombras de um passado doloroso.
Além disso, a terapia pode ajudar a pessoa a desenvolver habilidades de enfrentamento para lidar com os sintomas típicos do trauma, como ansiedade, depressão e flashbacks.
Essas habilidades podem ajudar a pessoa a sentir mais controle sobre sua vida e a reduzir o impacto do trauma de maneira gradual.
Leia também: Como cuidar da saúde mental? Confira 7 dicas e entenda a importância
7. Desenvolver sentimentos
Também é comum que muitas pessoas tenham dificuldade para conseguir entender e até mesmo desenvolver sentimentos claros e saudáveis.
O problema é que a retração dos sentimentos não traz nenhum ganho para o ser humano, muito pelo contrário, pode até causar sintomas físicos.
Na terapia é possível buscar essas conexões e trabalhar para que elas sejam positivas e menos dificultosas.
8. Entendimento dos relacionamentos
Nós nos relacionamos com nossos pais, familiares, amigos e colegas de escola desde a infância. Mas isso não significa que essas relações sejam fáceis.
Além disso, quadros de ansiedade, insegurança e baixa autoestima podem afetar de forma muito negativa os nossos relacionamentos.
Ao fazer terapia, nós conseguimos nos aprofundar nessas relações e entender como elas impactam a nossa vida.
Seja com terapia online, como a oferecida pela Psitto, ou presencial, esse é um espaço para falar abertamente sobre mágoas e outros sentimentos sufocantes dos relacionamentos.
9. Inteligência emocional
Um dos benefícios da terapia, além de fornecer apoio para enfrentar situações e sentimentos com mais tranquilidade, é te ajudar a encontrar soluções que façam sentido para os seus problemas.
Isso é o que chamamos de inteligência emocional — competência que aumenta a sua capacidade de resolver as adversidades que se impõem no seu dia a dia, assim como reconhecer sentimentos e impulsos e administrá-los de forma saudável.
10. Melhora de habilidades
No nosso dia a dia estamos sempre aprendendo e buscando aprimorar e equilibrar habilidades necessárias ao convívio, sejam elas intelectuais, físicas ou emocionais.
Por exemplo, se você é uma pessoa muito tímida e sofre com isso, ou muito expansiva e precisa aprender a conter um pouco suas ações.
Todos esses pontos são habilidades que podem ser trabalhadas. E esse é, sem dúvidas, um dos grandes benefícios da terapia.
11. Contribui na identificação de propósitos
A falta de um propósito claro na vida pode levar a um sentimento de desorientação e vazio, resultando em falta de motivação e descontentamento geral.
A terapia oferece um espaço para explorar valores, interesses e metas pessoais, e por isso auxilia indivíduos a identificar e articular um sentido de direção.
Por meio de conversas e exercícios reflexivos, os terapeutas ajudam as pessoas a definir e a perseguir objetivos que alinham suas ações com um propósito mais significativo.
Como começar a terapia?
O primeiro passo é assimilar que os benefícios da terapia podem mudar drasticamente sua vida. Estar mais leve e no controle de si mesmo vai, sem dúvidas, trazer mais felicidade e qualidade de vida.
Depois, escolha o formato que deseja realizar as sessões: online ou presencial. Em seguida procure um profissional sério e com boas referências para atender você.
Esse passo é muito importante e deve ser dado com muita cautela. Afinal, o psicólogo é o profissional que deve ser seu auxílio nessa jornada de autoconhecimento e cura.
Aqui na Psitto você encontra profissionais especializados em diversas áreas da psicologia.
Conheça os psicólogos da Psitto e agende sua primeira consulta agora mesmo!
Conclusão
Fazer terapia vai trazer inúmeros benefícios para a sua vida. É uma oportunidade de se conectar consigo mesmo, aprender a respeitar seus limites e passar a enxergar uma versão mais verdadeira e feliz de si.
E não se preocupe com possíveis julgamentos. Este é um espaço de acolhimento e compreensão.
Se esse conteúdo foi útil para você, compartilhe! Visite o blog da Psitto e confira outros conteúdos como esse.
Psicólogos para Saúde Mental
Conheça os psicólogos que atendem casos de Saúde Mental no formato de terapia online por videochamanda:
-
Elaine C. Dias
Consultas presenciais
Consultas por vídeoA psicóloga Elaine Cristina Dias, é graduada pela Universidade Vale do Rio Verde (Unincor). Possui especializações pela faculdade faceminas e pela faculdade faveni, desde da sua formação se dedica a fazer atendimentos online e presencias em seu consultório. Seu enfoque terapêutico...
Valor R$ 100
próximo horário:
07/out. às 16:00hs -
Juliana Silva
Consultas presenciais
Consultas por vídeoA psicóloga Juliana é graduada pela Universidade Paulista (UNIP), especialista em Saúde Mental (IPEMIG) e Psicologia do Trânsito (UNIP). Possui também aperfeiçoamentos no HC-FM-USP- SP - em Terapias Cognitivas Comportamentais nos transtornos de ansiedade
Valor R$ 180
próximo horário:
08/out. às 09:00hs
Quem leu esse artigo também se interessou por:
- Depressão: o que é, principais sinais e como tratarTire suas dúvidas sobre Depressão, o que é, principais indícios e atitudes de uma pessoa depressiva. Acesse este conteúdo da Psitto e saiba mais!
- Faça o teste para saber seu nível de ansiedade, depressão e estresseO teste psicológico DASS-21 mede transtornos com base nos últimos 7 dias. Faça o teste para saber seu nível de ansiedade, depressão e estresse.
- Benefícios da terapia: Conheça 11 vantagens de contar com um psicólogoEmbora tenham sido taxados por muito tempo como um “local para loucos”, os consultórios psicológicos são ambientes de acolhimento em que todos podem sentir os diversos benefícios da terapia. Apesar [...]
Outros artigos com Tags semelhantes:
- Depressão: o medo de ela retornar após algum tempoO medo da depressão retornar é um sentimento mais comum do que se imagina. Quando livres da influência dos sintomas depressivos, as pessoas começam a perceber o quão graves [...]
- Como saber se tenho Transtorno Obsessivo Compulsivo?O Transtorno Obsessivo-Compulsivo, ou somente TOC, costuma estar presente em muitas conversas nas redes sociais e fora delas. Muitas pessoas afirmam ter esse distúrbio psicológico por serem adeptas [...]
- O que é a Terapia Cognitivo Comportamental?Você sabe o que é a terapia cognitivo comportamental e como esse tratamento pode ajudar a mudar pensamentos negativos? Neste artigo falaremos mais sobre o assunto! Dentre as abordagens [...]
Autor: psicologa Adriana Rocco Deiques - CRP 07/08675Formação: A psicóloga Adriana Rocco possui pós-graduação em Psicologia Clínica, tratamento da dor e saúde coletiva, possuindo formação específica em Psicanálise.
Cara Doutora Thaiana!
Esta, mais uma Aula bastante esclarecedora! Eu nunca considerei terapia psicológica “local para loucos”. Apesar de leigo em Psicologia, sempre defendi a necessidade de a referida terapia em certos contextos na vida de uma pessoa. Faço defesa semelhante em relação à Psiquiatria.
Não é só o corpo que precisa de cuidados médicos e/ou terapêuticos. Afinal, “mente sã em corpo são”. Se ela adoece, afeta ele e vice-versa. Ainda não faço terapia psicológica, como já disse aqui, por limitações financeiras. Muito obrigado por esta Lição!
Forte abraço,
Luís Monteiro.