Espero que você goste desse artigo. Se você quiser, conheça os psicólogos que fazem terapia online. Autor: Fernanda de França Lorenção - Psicólogo CRP 06/123946
Como escolher um psicólogo? Essa é uma pergunta que alguém que decidiu ou que está cogitando fazer terapia deve se fazer.
Esse, sem dúvidas, é um passo muito importante e que deve ser dado com muito cuidado. Afinal, o psicólogo é a pessoa que vai acompanhar o seu caso e te auxiliar nos seus processos de descobertas e curas.
Logo, precisa ser alguém com boas credenciais, que respeite a ética profissional e que tenha as expertise necessárias para lidar com o seu caso e guiá-lo da melhor forma possível.
E por saber o quão difícil pode ser essa escolha, nós elencamos alguns pontos que você pode levar em consideração para fazer a sua busca. Continue aqui com a gente e aproveite a leitura!
5 Dicas de Como Escolher um Psicólogo
Uma boa relação entre paciente e psicólogo é indispensável para que o tratamento alcance bons resultados.
Se essa conexão não existir, as sessões não serão satisfatórias e você não vai conseguir usufruir de todos os benefícios que a terapia pode trazer para a sua vida. Isso, com certeza, aumenta o peso para que a escolha de terapeuta seja certeira.
Abaixo nós listamos cinco dicas que vão te ajudar a saber melhor como escolher um psicólogo.
1. Pesquise suas credenciais
Colocamos este item no topo porque checar essas informações é indispensável! Afinal, a última coisa que você precisa é cair em um golpe justo no momento em que está buscando apoio.
Por isso, certifique-se de que o psicólogo em questão possui credenciais no Conselho Regional de Psicologia.
Além disso, procure informações sobre locais em que ele já trabalhou e a credibilidade dos mesmos. Todo cuidado é pouco quando se trata da sua saúde mental e do seu bem-estar.
Ah, também é interessante verificar se ele possui redes sociais, como um perfil profissional do Instagram, Facebook ou até mesmo no Linkedln.
Esse conjunto de medidas ajudarão a dar mais segurança e a construir a relação de confiança que é tão importante entre paciente e psicólogo.
2. Conheça as diferentes linhas terapêuticas
Dentro da psicologia tradicional existem cinco principais linhas terapêuticas são:
- psicanálise: se baseia nos estudos de Sigmund Freud (pai da psicanálise) e trabalha fundamental na ideia de que temos um inconsciente, no qual os processos psíquicos ocorrem e podem explicar nossos conflitos;
- terapia analítica: criada por um discípulo de Freud, Jung, também se fundamenta na ideia do inconsciente, mas acredita que exista um inconsciente coletivo, onde os símbolos possuem o mesmo significado para todo mundo;
- psicodrama: terapia normalmente realizada em grupo onde são encenados conflitos, ou seja, são retomadas as situações em que relações e possíveis traumas foram criados;
- psicologia comportamental: foca em identificar comportamentos repetitivos, sem se ater tanto às suas causas, fazendo com sejam notados e, posteriormente, mudados;
- Gestalt: foca na interpretação e organização do paciente quanto aos fatos narrados durante a sessão.
Saber qual a linha do terapeuta é muito importante para saber se ela se alinha às suas necessidades. É claro que essa análise não diz tudo e que só uma boa conversa pode determinar qual o melhor caminho a ser seguido.
3. Compare suas agendas
Esse é um passo que diz respeito à praticidade durante o processo de como escolher um psicólogo. Por mais incrível que seja o terapeuta, não adianta se vocês têm uma incompatibilidade de agenda.
Por isso, confira quais são os dias e horários que ele tem disponível para realizar o seu atendimento.
A terapia online, permitida pelo Conselho Federal de Psicologia, possibilidade mais flexibilidade e aumenta o leque de possibilidades para a realização das sessões. Uma vez que é possível realizá-las através de encontros virtuais.
De qualquer modo, é importante checar essas informações durante a pesquisa para a escolha do profissional que vai conduzir você durante o tratamento.
4. Marque uma conversa inicial
Antes de efetivamente começar a fazer as sessões de terapia, é importante que você converse com o profissional e esclareça todas as dúvidas que estiverem rondando a sua cabeça.
As linhas de tratamento, duração das sessões, frequência, valores, formas de pagamento, formas de agendamento, tudo isso deve estar sempre às claras.
Além disso, é mais uma oportunidade para ver se “o santo bate” entre vocês. Como já dissemos, criar essa conexão é fundamental para que os progressos aconteçam.
5. Analise o perfil do psicólogo
Também é interessante que você saiba quais são as especialidades e o principal segmento de atuação do profissional.
Por exemplo, se você sofre de compulsão alimentar, o ideal é que seja atendido por um profissional que tenha especialização e experiências anteriores na área. Essa bagagem pode ser fundamental para alcançar resultados positivos no tratamento.
Portanto, busque fazer uma análise do perfil as de escolher um psicólogo.
Como saber se escolhi o psicólogo certo?
A melhoria no seu bem-estar é o principal indicativo de que você soube bem como escolher um psicólogo e que aquele é o profissional certo para te ajudar.
Mas para tornar essa avaliação mais prática você pode fazer uma espécie de check-list de bons hábitos e, assim, verificar se está tudo correndo bem. Por exemplo: nós nos damos bem? Ele tem sido ético? Me sinto melhor do que quando comecei a terapia?
Se as respostas para essas perguntas forem sim, você está no caminho certo.
Conheça os psicólogos da Psitto e agende sua primeira consulta agora mesmo!
Conclusão
Como você viu, saber como escolher um psicólogo nem sempre é fácil, mas é muito importante. Siga as nossas dicas e procure sempre por profissionais qualificados e que agem de acordo com as regras estabelecidas pelas instituições legais.
Psicólogos para Saúde Mental
Conheça os psicólogos que atendem casos de Saúde Mental no formato de terapia online por videochamanda:
-
Juliana Silva
Consultas presenciais
Consultas por vídeoA psicóloga Juliana é graduada pela Universidade Paulista (UNIP), especialista em Saúde Mental (IPEMIG) e Psicologia do Trânsito (UNIP). Possui também aperfeiçoamentos no HC-FM-USP- SP - em Terapias Cognitivas Comportamentais nos transtornos de ansiedade
Valor R$ 180
próximo horário:
12/dez. às 09:00hs -
Lilian Gerhardt
Consultas presenciais
Consultas por vídeoLilian possui formação em Psicologia pela Universidade Luterana do Brasil, onde formou-se em 1999. Concluiu seu MBA em Gestão de Pessoas pela Anhanguera Educacional no ano 2010 e no ano de 2020 cursou Especialização em Psicologia Positiva pela EEP.
Valor R$ 90
próximo horário:
12/dez. às 12:00hs
Quem leu esse artigo também se interessou por:
- Bem-estar emocional: conceitos e como mantê-loO termo bem-estar emocional é usado para se referir a somente um dos componentes do bem-estar: o emocional. É sobre o bem-estar relacionado às emoções que vamos abordar nesse artigo.
- O que é resiliência e qual a importância na sua vida?A resiliência é uma habilidade socioemocional importante a ser desenvolvida para enfrentar situações estressantes no seu dia a dia.
- Angústia: o que é, sintomas e como lidarComo escolher um psicólogo? Essa é uma pergunta que alguém que decidiu ou que está cogitando fazer terapia deve se fazer. Esse, sem dúvidas, é um passo muito importante e [...]
Outros artigos com Tags semelhantes:
- O que é saúde mental para os psicólogos?Você sabe o que saúde mental é de fato? Muito se fala sobre este assunto na internet, na mídia e nas rodas de conversa. Mas você realmente sabe o [...]
- Os 8 tipos de terapia mais utilizados pelos psicólogosQuando se decide “fazer terapia”, as pessoas normalmente não sabem que existem diversas abordagens psicológicas. Para elas, “terapia” é um termo guarda-chuva que inclui todos os tipos de processos [...]
- Psicólogo ajuda em que? Saiba quando procurar um!Afinal, um psicólogo ajuda em que? Para que serve a terapia? O psicólogo é o profissional capaz de entender as estruturas emocionais e comportamentais de uma pessoa. Por meio [...]
Autor: psicologa Fernanda de França Lorenção - CRP 06/123946Formação: A psicóloga Fernanda de França Lorenção é formada em psicologia pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e especialista em saúde com ênfase em saúde da mulher, também pela UNIFESP