Espero que você goste desse artigo. Se você quiser, conheça os psicólogos que fazem terapia online. Autor: Fernanda de França Lorenção - Psicólogo CRP 06/123946
Você já se perguntou se existe alguma diferença entre terapeuta e psicólogo? Está na dúvida sobre qual deles procurar para um atendimento profissional?
A diferença entre terapeuta e psicólogo é muito simples, e começa já na formação de cada profissional.
Ainda assim, muitas pessoas utilizam os dois títulos como sinônimos, como se fosse a exata mesma coisa.
Apesar de não ser bem assim, ambos os profissionais fazem parte da área da saúde e tem como objetivo do seu serviço ajudar os seus pacientes a estabelecer um equilíbrio emocional para alcançarem uma vida saudável, plena, harmônica e satisfatória.
Saiba no artigo a seguir qual é a diferença entre terapeuta e psicólogo e quais são as suas atuações.
Qual a diferença entre terapeuta e psicólogo?
A principal diferença entre terapeuta e psicólogo é a formação profissional.
O psicólogo é um profissional com graduação em Psicologia, embora possa ser chamado de terapeuta se a sua área de atuação for a psicoterapia.
Um psicólogo pode também atuar em área hospitalar, escolar, organizacional e outras, e em nenhuma dessas áreas são considerados terapeutas.
Já o terapeuta é todo profissional que é formado em uma ou outras áreas voltadas para a assistência à saúde humana, seja essa física ou emocional.
Profissionais com formação em técnicas terapêuticas também podem se enquadrar neste termo. Sendo assim, não é raro utilizar o termo “terapia holística”.
Esse tipo de tratamento foca em corpo, mente e espírito, avaliando e tratando o indivíduo em sua totalidade, buscando um equilíbrio.
Portanto, é possível afirmar que a maior diferença entre terapeuta e psicólogo está no fato do terapeuta não necessariamente precisar de uma graduação superior para atuar, enquanto um psicólogo sempre deverá ser formado em curso superior de Psicologia.
A atuação de um psicólogo
Um psicólogo pode prestar atendimento a um paciente individual ou mesmo oferecer tratamento em grupo, que pode ser formado de casais ou mesmo famílias inteiras.
Mesmo o acompanhamento individual com psicólogo pode eventualmente requerer a presença de familiares em alguma consulta específica, não apenas com pacientes crianças ou adolescentes.
O profissional poderá utilizar de muitas abordagens psicoterapêuticas para o caso de cada paciente, como por exemplo a Terapia Existencial-Humanista, Terapia Positiva, Terapia Cognitivo-Comportamental, Terapia Sistêmica e mais.
Em todos esses casos, o nome “terapia” é apenas uma abreviação para psicoterapia, que é o termo correto para esses tratamentos.
Por essa razão, muitos pacientes chamam o psicólogo de terapeuta.
No acompanhamento com o psicólogo o paciente visita os seus incômodos emocionais pessoais, traumas e dificuldades, abordando as suas possíveis origens.
Podem ser questões de autoestima, profissionais, familiares ou conjugais.
O profissional sempre convida o paciente ao autoconhecimento, levando-o a pensar sobre os seus próprios pensamentos e sentimentos, alcançando então um esclarecimento sobre as demais situações.
Assim, o paciente identifica padrões comportamentais e se torna mais capaz de melhorar os seus pontos fracos, alcançando finalmente a mudança desejada em sua vida.
Através do acompanhamento com psicólogo o paciente também se torna mais estável emocionalmente para gerenciar situações de estresse na rotina, reduzindo a sua carga emocional. É uma transformação pessoal que gera maior qualidade de vida.
Com o tratamento, o paciente pode obter:
- desenvolvimento da inteligência emocional;
- melhora da autoestima;
- melhora em relacionamentos pessoais;
- melhor comunicação;
- autoconhecimento;
- ressignificação de acontecimentos passados;
- capacidade de lidar melhor com traumas;
- incentivo a deixar a zona de conforto.
Consultas individuais
As consultas individuais são as mais comuns em um acompanhamento com psicólogo, e como o nome sugere, o foco é tratar do indivíduo e suas questões particulares.
Ainda assim, caso essas questões envolvam família ou cônjuge, pode ser necessária a presença dessas pessoas eventualmente.
Consultas de casais
A terapia de casal é comum para casais que desejam restabelecer sua conexão e encontrar um equilíbrio para superar questões conjugais.
Esse atendimento busca promover uma melhor comunicação entre o casal, além de autoconhecimento e compreensão ao parceiro, para obter o resultado principal, que é uma relação respeitosa, saudável e harmônica.
A atuação de um terapeuta
O terapeuta, em toda e qualquer intervenção terapêutica, possui um único propósito: ajudar o paciente a superar uma dificuldade física ou emocional.
Cada terapeuta oferece tratamento de acordo com a sua especialidade, portanto é um conceito muito abrangente para reduzir a uma só categoria.
A acupuntura, por exemplo, que trata o emocional ou o físico por meio do estímulo com agulhas tem procedência chinesa e imensa aceitação no Brasil.
As agulhas são posicionadas em pontos específicos do corpo e têm a função de aliviar diversas condições, sejam físicas ou mentais.
Assim como a massoterapia, outras técnicas terapêuticas são muito buscadas para o alívio de sintomas de transtornos emocionais ou problemas físicos, como a massoterapia, forte aliada na redução do estresse e dores crônicas por meio do toque.
Terapias Holísticas
Ainda falando sobre técnicas terapêuticas que tem o objetivo de aumentar a qualidade de vida do paciente, saiba quais são algumas das principais terapias holísticas reconhecidas no Brasil.
- aromaterapia;
- biodança;
- constelação familiar;
- cromoterapia;
- musicoterapia;
- dança circular;
- homeopatia;
- hipnoterapia;
- imposição de mãos;
- osteopatia;
- naturopatia;
- reiki;
- reflexoterapia;
- quiropraxia;
- fitoterapia;
- terapia com florais;
- yoga.
Os profissionais que aplicam essas técnicas são chamados de terapeutas, apesar de não necessariamente possuírem curso superior. Basta a especialização na terapia específica.
Não há nenhuma instituição oficial que represente os terapeutas, mas ainda assim existem certificados e carteiras profissionais ao fim dos cursos profissionalizantes que passam maior credibilidade e oferecem confiança ao paciente.
Essa é a melhor forma de saber se um profissional é qualificado.
Quando buscar cada profissional?
Agora que você já sabe qual é a diferença entre terapeuta e psicólogo, saiba quando buscar cada um desses profissionais.
Quando procurar um terapeuta?
Como cada terapia oferece benefícios individuais, essa resposta é mais complexa.
Se um paciente tem um desconforto, físico ou emocional, pode buscar a terapia melhor direcionada para essa questão.
Você pode procurar um terapeuta para aliar terapias ao tratamento medicamentoso, após procurar atendimento médico, ou mesmo quando sente que já tentou todo o possível e quer experimentar tratamentos novos e diferentes.
A união de terapias holísticas com tratamento médico podem obter resultados potencializados e muito satisfatórios.
Cabe ao paciente analisar o que ele busca com a terapia, e então buscar o profissional capacitado para melhor atendê-lo.
Vale ressaltar que assim como o tratamento psicológico, as terapias não são milagrosas, e o resultado não acontece em uma única sessão de tratamento.
É preciso manter uma continuidade para alcançar boas resoluções.
Ouça indicações de conhecidos que já fizeram esse tipo de tratamento e busque a sua própria experiência.
Quando procurar um psicólogo?
O cenário ideal seria todas as pessoas decidirem procurar um acompanhamento psicológico independente do momento que estejam vivendo em suas vidas.
Esse tipo de tratamento é benéfico para toda e qualquer pessoa, já que visa fortalecer a saúde emocional.
Todos os seres humanos estão suscetíveis a sofrerem abalo psicológico, e estar com o tratamento em dia nos torna mais fortes e bem preparados para lidar com isso.
Qualquer pessoa pode procurar um psicólogo sempre que julgar necessário, independente da idade ou perfil, especialmente ao lidar com questões emocionais intensas ou traumas persistentes.
Independente de qual seja a origem do seu sofrimento, profissional, amorosa ou traumática, trabalhe esse conflito interno junto do seu psicólogo.
Ele irá te ajudar a chegar até a raiz desse problema, para que você mesmo passe a enxergar o melhor caminho para a resolução.
Se o transtorno do paciente for patológico, como no caso de pacientes com depressão, ansiedade, bipolaridade ou síndrome do pânico, pode ser necessário o encaminhamento para o psiquiatra, para tratamento medicamentoso.
Muitos pacientes relutam em procurar ajuda por associarem essa necessidade a uma fraqueza, quando na verdade, nada mais é do que uma demonstração de autocuidado e amor próprio.
Antes de buscar a psicoterapia, aceite que nem você e nem ninguém pode se manter forte o tempo todo, e que não é vergonha procurar ajuda.
Essa atitude abrirá portas para uma vida muito mais saudável e leve.
Conheça os nossos psicólogos disponíveis para terapia online e agende a sua consulta.
Acesse o nosso site e tenha acesso rápido a psicólogos qualificados para te ajudar de forma prática e rápida, sem que você precise sair de casa.
Conclusão
Agora que você já conhece a diferença entre terapeuta e psicólogo, sabe que ambos os profissionais têm a sua importância e singularidade.
Quando atuam em conjunto, o resultado para o paciente pode ser ainda melhor!
Busque o atendimento que sente necessário, com o profissional que melhor se qualifica para atender o seu caso.
Psicólogos para Saúde Mental
Conheça os psicólogos que atendem casos de Saúde Mental no formato de terapia online por videochamanda:
-
Juliana Silva
Consultas presenciais
Consultas por vídeoA psicóloga Juliana é graduada pela Universidade Paulista (UNIP), especialista em Saúde Mental (IPEMIG) e Psicologia do Trânsito (UNIP). Possui também aperfeiçoamentos no HC-FM-USP- SP - em Terapias Cognitivas Comportamentais nos transtornos de ansiedade
Valor R$ 180
próximo horário:
12/dez. às 18:00hs -
Milla Marques
Consultas presenciais
Consultas por vídeoA psicóloga Milla é graduada em Psicologia pela Faculdade Pitágoras de Uberlândia e também é especialista em Psicologia de Grupos e Desenvolvimento de Equipes. Possui, ainda, formação como Analista de Mapeamento do Perfil Comportamental pela ferramenta DISC.
Valor R$ 120
próximo horário:
13/dez. às 07:00hs
Quem leu esse artigo também se interessou por:
- Os 8 tipos de terapia mais utilizados pelos psicólogosExistem muitos tipos de terapia, o que pode confundir quem deseja começar um processo psicoterapêutico. Confira os tipos mais comuns usados por psicólogos.
- Benefícios da terapia: Conheça 11 vantagens de contar com um psicólogoVem conferir uma lista com 11 benefícios da terapia para te fazer considerar essa prática para a sua vida!
- Como escolher um psicólogo ideal? Dicas essenciais para vocêVocê sabe como escolher um psicólogo? Existem alguns passos que você pode seguir para garantir a melhor escolher. Descubra com a Psitto!
Outros artigos com Tags semelhantes:
- Quando o psicólogo pode dar atestado?A importância e promoção da saúde mental tem ganhado cada vez mais destaque na sociedade contemporânea. No entanto, muitos ainda se questionam sobre qual o papel desempenhado pelo profissional [...]
- Benefícios da terapia: Conheça 11 vantagens de contar com um psicólogoEmbora tenham sido taxados por muito tempo como um “local para loucos”, os consultórios psicológicos são ambientes de acolhimento em que todos podem sentir os diversos benefícios da terapia. [...]
- O que é a Terapia Cognitivo Comportamental?Você sabe o que é a terapia cognitivo comportamental e como esse tratamento pode ajudar a mudar pensamentos negativos? Neste artigo falaremos mais sobre o assunto! Dentre as abordagens [...]
Autor: psicologa Fernanda de França Lorenção - CRP 06/123946Formação: A psicóloga Fernanda de França Lorenção é formada em psicologia pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e especialista em saúde com ênfase em saúde da mulher, também pela UNIFESP
Oi boa noite eu assisto os vidio que a DR Thiana me manda me ajuda bem sou muito an ciosa e asvez estressada
Muito obrigada por acompanhar o meu conteúdo!