
Não é legal ver uma pessoa querida passar pela depressão. É comum quem está perto se sentir impotente enquanto o ente querido desgosta de si mesmo e da vida. Pensando em aliviar essa dor, neste post abordaremos as muitas formas de ajudar alguém com depressão.
O que você precisa saber sobre depressão antes de começar?
Para ser capaz de oferecer a ajuda necessária, você precisa conhecer as particularidades dessa patologia tão agressiva à saúde mental. Como existe muita desinformação sobre o assunto, é normal cometer algumas gafes. O ideal é estudar sobre os sintomas para saber como a depressão afeta a pessoa querida.
Primeiramente, a depressão é um transtorno de humor caracterizado pela tristeza profunda e contínua. Ela transforma pessoas emocionalmente saudáveis em indivíduos desinteressados, fatigados, irritadiços e sem perspectiva de vida.
A sua causa está associada ao desequilíbrio das substâncias responsáveis pelo bom humor, bem-estar e felicidade no cérebro.
Ela pode aparecer após um evento traumático, como a morte de alguém próximo, problemas familiares, acidente grave, término de relacionamento, demissão e consequente desemprego e abusos psicólogos ou físicos. Todas as pessoas estão sujeitas a ter a sua saúde mental afetada por esses e outros acontecimentos.
O indivíduo depressivo pode buscar tratamento através da psicoterapia e da ingestão de remédios psiquiátricos, mas raramente o faz por conta própria. Muitas vezes, quem tem depressão esconde o diagnóstico ou entra em negação por medo de julgamentos.
Se essa pessoa não teve contato com as possibilidades de tratamento em algum momento da vida, dificilmente irá considerar a terapia ou a psiquiatria sozinha. Logo, familiares e amigos devem ajudá-la a compreender a importância de buscar ajuda profissional.
Como saber se alguém tem depressão?
Se a pessoa com depressão não deixou a sua condição de saúde clara a você, ainda é possível identificá-la através da observação de sintomas específicos. Tenha em mente que falar sobre depressão ainda é visto como desagradável pelas pessoas que convivem com essa patologia.
Por isso, mesmo que se trate de um amigo ou um familiar próximo, ele ou ela pode querer manter o seu diagnóstico em segredo. Não fique ofendido se a pessoa não lhe contar diretamente ou demorar muito tempo para fazê-lo.
Outra situação bastante comum é a falta de consciência dos sintomas depressivos. Nesse caso, saber como ajudar alguém com depressão é ainda mais importante. Como a pessoa não enxerga as mudanças em seu comportamento, você pode tentar mostrar a ela de modo que não a assuste.
Pode ser necessário repetir a conversa sobre depressão diversas vezes até a pessoa compreender o que está acontecendo com ela.
Quando se está depressivo, é como se um véu caísse sobre os seus olhos, impedindo-o de enxergar condutas que, para os outros, podem parecer gritantes.
Comportamentos da pessoa depressiva
Para identificar os sintomas da depressão em alguém querido, preste atenção nos seguintes comportamentos.
- Irritabilidade excessiva: qualquer comentário ou ação é capaz de deixar a pessoa furiosa;
- Tristeza constante: a pessoa está sempre melancólica e retraída. Ela somente vê o lado negativo de toda situação e tem uma opinião desfavorável sobre si mesma;
- Baixa autoestima: comentários sobre ser pouco inteligente, estar fora de forma, ser incapaz, não merecer a felicidade e não ser uma pessoa boa são comuns entre indivíduos depressivos;
- Letargia: a pessoa com depressão tem pouca energia e pode apresentar dificuldade para concluir afazeres simples;
- Hábitos alimentares inapropriados: se o ente querido ganhar ou perder peso excessivamente, pode estar sofrendo da falta ou do aumento exagerado do apetite.
- Dificuldade para dormir: é comum a insônia acometer indivíduos depressivos, tornando-os ainda mais cansados no dia seguinte; e
- Desinteresse: um dos principais sintomas é a perda de interesse por atividades e passatempos prazerosos.
Compreenda que o seu ente querido pode ser grosseiro, apático ou evitar interagir com você sem perceber. Seja compreensivo e não leve essas condutas para o lado pessoal. Em vez de ficar irritado, comente que a pessoa está agindo diferente ultimamente. Demonstre preocupação para que ela compreenda a gravidade da sua mudança comportamental.
Como ajudar alguém com depressão?
É doloroso observar uma pessoa amada enfrentar uma patologia, seja de caráter físico ou psicológico. Sentimos vontade de aliviar uma parcela de sua dor o tempo inteiro. Às vezes, a culpa por não ser capaz de fazê-lo pode tomar conta. Esse sentimento deve ser evitado.
Existem várias maneiras de ajudar alguém com depressão, no entanto, é impossível tomar o lugar desse indivíduo. Procure focar a sua energia no que você pode fazer para ver o seu amigo recuperar a saúde!
1. Demonstre o seu apoio
Mostre à pessoa querida que ela possui o seu apoio incondicional. Você pode expressá-lo através de palavras de afeto e de gestos, como se oferecer para ouvir as suas queixas ou fazer tarefas domésticas cansativas.
Pessoas depressivas geralmente se sentem sozinhas, apesar de estarem rodeadas de quem lhe quer bem. Por isso, mostre a ela que pode contar com a sua companhia sempre que se sentir solitária.
2. Fale sobre depressão
Para quebrar o tabu entorno da depressão, é preciso falar sobre ela. Converse com o seu amigo sobre essa condição, evitando fugir de conversas desagradáveis. Você não precisa opinar se não quiser, mas também não é necessário demonstrar aversão ao assunto, concorda?
Conversar sobre isso vai ajudar o seu amigo a perceber que pode compartilhar os seus sentimentos com você sem medo, além de deixá-lo mais confortável com o estado da sua saúde mental.
3. Incentive a busca por tratamento
A depressão somente é curada por meio de tratamento, portanto, proponha à pessoa depressiva fazer terapia.
Caso seja necessário, ela também pode consultar um psiquiatra para iniciar um tratamento medicamentoso. Porém, embora ele seja útil para aliviar sintomas acentuados, não trata, de fato, a raiz do problema.
A psicoterapia auxilia a recuperação completa do paciente. O processo pode ser tanto de curta duração quanto se estender por anos até que o indivíduo fique bem. Enquanto estiver demonstrando o seu apoio, lembre-se de afirmar à pessoa querida que pode contar com você durante esse período.
4. Mantenha contato
Não abandone a pessoa quando ela mais precisa!
Mesmo se ela não demonstrar interesse em participar de atividades com você ou recusar convites para saídas, continue incluindo-a em seus planos. Ela voltará a aceitar convites eventualmente.
Para ajudar alguém com depressão, pequenas demonstrações de carinho, como mandar mensagens perguntando sobre o dia e convidar a pessoa para conversar, são essenciais. O ente querido se sentirá amado e, assim, terá um maior embasamento para lutar contra os sentimentos autodepreciativos.
5. Tenha paciência
A depressão é uma patologia complexa cuja recuperação é composta por momentos de recaídas.
Em um dia a pessoa depressiva aparenta estar super animada e, no próximo, parece ter regredido. Essa oscilação é normal e uma das razões pelo qual o tratamento não costuma ser fácil para a maioria.
Seja empático e paciente enquanto acompanha a recuperação do ente querido. Não exija vivacidade ou tente forçá-lo a mudar o seu comportamento com rapidez. Pessoas depressivas não reagem bem às posturas autoritárias. Então, substituta ordens e demandas por sugestões.
6. Incentive a prática de passatempos
Encoraje a pessoa a fazer atividades divertidas.
Convide-a para praticar uma atividade física (excelente para quem tem depressão), jogar boliche, aprender uma habilidade artística ou conhecer um ponto turístico local. Pense em formas de entretenimento ativas, as quais requerem o uso das mãos, do corpo ou da mente.
Se ela recusar todos os seus convites, procure mandar vídeos engraçados e textos motivacionais para que ela pelo menos melhore o humor ao longo do dia.
7. Busque serviços de apoio
Serviços de apoio podem ser úteis tanto para você aprender mais sobre a depressão quanto para a pessoa querida.
Ajudar alguém com depressão é cansativo e pode deixá-lo sobrecarregado, então, é vital que você encontre maneiras de aliviar a carga emocional resultante de suas interações.
O Centro de Valorização da Vida (CVV) é um serviço gratuito voltado ao atendimento de pessoas depressivas, ansiosas, esgotadas emocionalmente ou que apresentam outra condição psicológica. Ele também oferece atendimento imediato para indivíduos com tendências suicidas.
Recomende-o para a pessoa depressiva e, se achar necessário, converse com um atendente online e anonimamente para aliviar os seus próprios sentimentos. Você também pode solicitar aconselhamento psicológico breve de um profissional da saúde mental para esclarecer as suas dúvidas em relação à situação. Neste caso, a terapia online é uma opção cômoda e bastante eficaz.
Quem leu esse artigo também se interessou por:
Abuso psicológico: suas formas e como identificá-las
Não é legal ver uma pessoa querida passar pela depressão. É comum quem está perto se sentir impotente enquanto o ente querido desgosta de si mesmo e da vida. Pensando [...]
10 sinais que o seu relacionamento é saudável
O seu relacionamento é saudável? Confira 10 sinais que indicam que você está em uma relação bacana.
Como conviver com pessoas difíceis
Como conviver com pessoas difíceis? É possível lidar com elas sem se estressar? Sim! Esse post vai ajudá-lo a desenvolver táticas para interagir com elas.
6 respostas em “Como ajudar alguém com depressão?”
Excelente! Objetivo e muito bem apresentado!!
Olá!
Obrigada pelo seu comentário. Fico contente que você tenha gostado do conteúdo e seja muito bem-vindo!
Abraços,
Psicóloga Thaiana
Excelente, objetivo!
Gostei muito da forma de apresentação
Olá!
Obrigada pelo seu comentário. Fico contente que você tenha gostado do conteúdo!
Abraços,
Psicóloga Thaiana
Eu estou me sentindo perdido sem esperança uma montanha pedras parecem cair sobre mim.
Olá!
Um psicólogo pode ajudar você com esses sentimentos e angústias. Pense nessa possibilidade! Lembre-se que você não está sozinho.
Abraços,
Psicóloga Thaiana