Espero que você goste desse artigo. Se você quiser, conheça os psicólogos que fazem terapia online. Autor: Alexandre Andrade Leite - Psicólogo CRP 06/152174
Como superar o fim de um relacionamento de maneira saudável é uma pergunta repetida com frequência nos consultórios de psicólogos.
Saber como responder a questões do coração é uma das maiores dúvidas das pessoas.
Na maioria das vezes, o desejo é de reduzir ou evitar o sofrimento por completo, dado que ninguém gosta de sofrer, principalmente “à toa”.
Responder esse questionamento é complexo porque cada relacionamento possui uma configuração. Às vezes os ex-cônjuges se gostavam e não puderam ficar juntos.
Neste caso, o fim relacionamento acontece quando ainda existe amor. Por outro lado, há casos em que os ex-parceiros não se suportavam e não viam a hora de ficarem livres um do outro.
Mesmo quando se tem o desejo de terminar uma relação amorosa, as pessoas costumam sofrer com a separação ou com o sofrimento que imaginam estar causando para o outro.
No post de hoje, falaremos como responder à dor do término de maneira saudável.
Como superar o fim de um relacionamento?
O processo de superar o fim de um relacionamento é diferente para cada pessoa.
Geralmente, ele é doloroso. Mesmo quando não se gosta mais do ex-cônjuge, a sua presença constante deixa saudades. Muitas vezes, as pessoas têm uma sensação de vazio no peito, e passam alguns dias sentindo-se incompletas.
Tópicos de conversa, postagens nas redes sociais e até refeições lembram o ex-parceiro, provocando uma onda de sentimentos.
Raiva, tristeza, nostalgia, medo do futuro, saudades, ressentimento… Como é muita coisa para processar, é natural as pessoas não saberem como manejá-los.
O término de um relacionamento não significa apenas o distanciamento de duas pessoas. É também a quebra de expectativas.
Quem sempre sonhou com o casamento ou em viver um grande amor, pode sentir as dores da desilusão de maneira mais intensa. Afinal, o fim da relação é como um atestado de que os sonhos não vão se realizar.
Em momentos de carência, a tentação de entrar em contato com o ex, seja por uma noite ou para tentar reatar o relacionamento, é grande.
Como já se possui uma familiaridade com o ex-cônjuge, é mais fácil procurar conforto nele, principalmente quando o término não foi ruim.
Em síntese, o fim de um relacionamento é complicado. Como, então, lidar com tamanha devastação emocional?
Dicas de como superar o término do relacionamento
Para superar o fim de um relacionamento, você pode seguir as seguintes dicas.
Leia, assista filmes, ouça músicas, conecte-se com a arte
Atividades criativas podem ajudar (e muito) pessoas que procuram se recuperar de um término. Sentimentos são expressos através da arte, seja na forma de música, escrita, desenho ou pintura.
Da mesma forma, consumir filmes, séries e livros que contam histórias semelhantes à sua pode te ajudar a refletir sobre a sua situação e te inspirar a encontrar meios para superar a dor.
Respeite seu próprio tempo
Uma das dicas mais valiosas de como superar o fim de um relacionamento é respeitar o seu próprio tempo. Algumas situações são mais difíceis de digerir do que outras.
Por envolverem mais sentimentos, levamos dias ou até anos para nos sentirmos à vontade com o que aconteceu. Então, dê tempo para o tempo curar as suas feridas emocionais.
Algumas pessoas, no entanto, chegam ao extremo de nunca superar um acontecimento devastador. O rancor guardado no coração faz muito mal à saúde mental. Neste caso de apego cego, a ajuda do psicólogo é necessária.
Ame-se: invista na autoestima e na autoimagem
Cuidar da autoestima neste momento de fragilidade é fundamental.
A dor do término pode facilmente te jogar para o fundo de um poço de memórias, frustrações e decepções. A partir daí, é fácil desenvolver depressão ou transferir todo o sofrimento emocional para si mesmo, como se você fosse o culpado de tudo.
Então, invista na sua autoestima para construir uma autoimagem saudável e positiva.
Cuidado com o foco no passado e com o sentimento de culpa
É normal fazer uma viagem no tempo para tentar entender por que o relacionamento chegou ao fim. Você pode sentir a necessidade de vasculhar memórias e tentar observá-las sob outros ângulos na tentativa de encontrar respostas.
Entretanto, o apego ao passado dificulta a construção do futuro e, ainda, acentua possíveis culpas pelo fim da relação. Você pode fazer o exercício de olhar para o passado com a intenção de aprender com os seus erros, mas não se demorar nele.
Tudo passa, isso também vai passar
A vida é feita de fases. Quando estamos vivendo uma fase, não costumamos ter essa visão. Pelo contrário, vivemos tudo na maior intensidade, como se aquele momento ou aquele período configurasse o resto de nossas vidas.
Estamos em constante mudança. Mudamos de opinião, preferências e até de objetivos de vida.
O mesmo acontece com as situações que nós vivemos. Elas se transformam com o passar do tempo até chegarem ao fim. A partir daí, uma nova fase começa. Esse ciclo se repete até o fim da vida.
Pense positivo, inclusive sobre um novo relacionamento
Pode ser difícil ter pensamentos positivos neste momento, mas, para aprender como superar o fim de um relacionamento, é preciso exercitar o otimismo.
Como dito, tudo na vida passa, então não faz sentido abraçar o medo, raiva e frustração oriundos de uma separação por muito tempo, não é mesmo? O amanhã será diferente.
Então, procure cultivar pensamentos positivos, não apenas sobre a situação atual, como também sobre a possibilidade de encontrar um novo amor.
Terminar e começar relacionamentos são duas vivências extremamente comuns da vivência humana, embora possam parecer o fim do mundo. Não ache que há algo errado com você se chegou ao fim, tampouco desista do amor.
Dor da separação e términos: por que o fim de um relacionamento dói tanto?
O término de qualquer relação configura em um luto. As fases do luto amoroso costumam ser mais dolorosas que o fim de outros ciclos por envolverem um conjunto de emoções.
Em meio à tristeza e a necessidade de processar a ausência do ex, surge a sensação de que é impossível se recuperar dessa dor. Ela costuma prolongar e acentuar o sofrimento, bem como também ser a responsável por recaídas com o ex.
As pessoas acreditam que nunca mais serão felizes ou encontrarão alguém capaz de amá-las. Isso acontece porque quando se está mergulhado em tristeza, a tendência é procurar mais razões para ficar triste.
Ou seja, as pessoas costumam alimentar essa emoção (por vezes sem ter noção disso), dificultando a visualização de um luz no fim do túnel.
Também há a questão biológica a considerar. Este estudo publicado no Journal of Neurophysiology, disponível na Livraria Nacional de Medicina dos Estados Unidos, o afastamento emocional provoca sensações semelhantes à abstinência.
O estudo descobriu que a dor de um término afeta as áreas do cérebro responsável pela motivação, sistema de recompensa e vícios. Essas regiões também são acionadas quando se tenta cessar um vício.
Para chegar a esse resultado, os pesquisadores compararam a atividade cerebral em resposta a uma rejeição romântica e abstinência de entorpecentes.
Além de descobrir o porquê do fim do relacionamento causar uma dor intensa, o estudo chegou à conclusão de que o tempo é o melhor remédio para ambas as situações.
Processo de luto da separação: quanto tempo leva para superar o fim de um relacionamento?
Ainda conforme o estudo mencionado anteriormente, com o passar dos meses, as áreas do cérebro responsáveis pelo apego emocional demonstraram redução na atividade.
Quando os participantes olharam para as fotografias dos seus antigos parceiros, não se sentiram tão mal em comparação às primeiras vezes que encararam as fotos.
Com isso, podemos concluir que embora a dor pareça insuportável à primeira vista, ela se torna manejável com o tempo. Quando tempo é necessário para superar o fim de um relacionamento é relativo.
Pessoas emocionalmente sensíveis tendem a sofrer por um período maior. O mesmo acontece quando ainda há a presença de sentimentos, seja de ambas as partes ou somente de uma delas.
Neste caso, demora mais para se desapegar. Por outro lado, quando ambos os indivíduos estão certos de que o fim da relação é o melhor caminho a seguir, o luto amoroso costuma ser menor.
Quando se fala em sentimentos e questões do coração, é difícil pontuar um prazo. O mais importante é ter em mente que a dor do término não é para sempre.
Com o tempo, você descobrirá como superar o fim do relacionamento e recomeçar a sua vida após o término. Tenha paciência.
Psicólogos para Término de relacionamento
Conheça os psicólogos que atendem casos de Término de relacionamento no formato de terapia online por videochamanda:
-
Abílio Rezende
Consultas presenciais
Consultas por vídeoAbílio é Psicólogo e Bacharel em Psicologia, desde 2016, Mestre em Psicologia e Sociedade, desde 2018, titulado pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP, FCL | Assis.
Valor R$ 120
próximo horário:
12/dez. às 10:00hs -
Thalita Ferreira
Consultas presenciais
Consultas por vídeoThalita Ferreira é formada em psicologia pela Universidade Federal do Pará (UFPA) desde 2021, com ênfase em psicologia clínica. Atualmente realiza atendimento psicoterapêutico de adultos na abordagem da Análise do Comportamento. A profissional já participou de grupos de estudos, para psicólogos...
Valor R$ 90
próximo horário:
Consulte os horários
Quem leu esse artigo também se interessou por:
- Como o TEPT afeta os relacionamentos?O TEPT afeta os relacionamentos de várias maneiras. Aprenda como lidar com o TEPT neste post elaborado pela psicóloga
- Como superar o fim de um relacionamento? Dicas para dor do términoComo superar o fim de um relacionamento de maneira saudável é uma pergunta repetida com frequência nos consultórios de psicólogos. Saber como responder a questões do coração é uma das [...]
- Ansiedade no Relacionamento: dicas para lidar com o problemaO que causa ansiedade no relacionamento? Esta é uma pergunta bem frequente e reflete a dificuldade que muitos casais têm. Saiba mais no post!
Outros artigos com Tags semelhantes:
- Quanto tempo dura uma sessão de terapia? Saiba como funciona!“Quanto tempo dura uma sessão de terapia?”, essa é uma das perguntas mais comuns entre as pessoas que estão cogitando iniciar um acompanhamento psicológico, mas não sabem muito bem [...]
- Como controlar o ciúme? Veja como lidar com sentimentos intensosO ciúme excessivo é um veneno para os relacionamentos. Ele torna o convívio com o parceiro cansativo e favorece o término precoce da relação. Entender como controlar o ciúme [...]
- Aprendendo a perdoar: por que é difícil?Você já parou para pensar sobre a importância do perdão? Escolher perdoar é uma decisão difícil, mas que tem o poder de encerrar ciclos ruins em nossas vidas. Deixar [...]
Autor: psicologo Alexandre Andrade Leite - CRP 06/152174Formação: Formado em Psicologia pela Universidade Nove De Julho, realizou estágios focados em clínica psicológica, tanto voltada para linha Psicanalítica como para a linha Comportamental.
Obrigado Dra
adorei o artigo 😊😘
Me ajudou muito 👏🏽👏🏽👏🏽
Olá! Obrigada pelo seu comentário!
Eu amei o artigo♥️♥️
Olá! Ficamos felizes que tenha gostado do conteúdo!